Imagem ilustrativa
O 1º Batalhão de Polícia Militar do Piauí deu um passo decisivo para a formação qualidade dos profissionais de segurança do Estado. No mesmo dia em que foram inauguradas as novas instalações do órgão, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) também ganhou um stand virtual para treinamento de tiros.
O software, criado pela empresa de tecnologia Simulógica, de Florianópolis, oferece três tipos de simulação: reação, decisão de tiro e recriação de situações reais.
“Agora poderemos realizar treinos com mais intensidade, com mais economia, com a mesma realidade e, principalmente, mais segurança”, opina o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Prado.
O programa, pioneiro no Brasil, possui simulações de situações reais com cenas adequadas em Teresina para dar mais realismo à prática. “O aplicativo também salva o desempenho dos policiais e promove relatórios para melhor avaliação e correção de falhas”, informa um dos criadores da novidade, Leonardo Taschetto, que está em Teresina.
O secretário de Planejamento, Sérgio Miranda, foi um dos convidados a testar o novo instrumento de capacitação militar. O gestor destacou a riqueza de detalhes do simulacro que disponibiliza o mesmo modelo de arma para o treinamento utilizado nas práticas do dia-a-dia.
“Fiquei impressionado com o programa. É muito real. A arma faz o mesmo movimento que uma arma real. Acho que a aquisição desse equipamento vai somar, e muito, para a formação dos praças”, afirma.
Por Záira Amorim