Nesse período de eleições, cidades em todo o Brasil são acometidas pela poluição visual imposta pela propagandas de candidatos que são um incômodo para a população, principalmente porque o cidadão não pode fazer nada, já que essa ação é amparada pela Legislação Eleitoral.
Canteiros centrais, muros e paredes são os locais mais comuns dessa poluição. Em Parnaíba, por exemplo, quem anda pelo centro da cidade e passa pela rua Humberto de Campos notou a tamanha ignorância expressa nas paredes de um antigo local de comércio. Uma grande quantidade de cartazes de propagandas políticas de vários candidatos, principalmente do candidato a deputado estadual Luizinho (PT do B) foram coladas nesse ponto bem estratégico de visualização. O problema aqui não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole, por promover o desconforto espacial e visual dos transeuntes.
Em outros locais da cidade também podem ser observadas cenas como essa. É o caso de um muro de estacionamento no cruzamento da rua Marquês do Herval com a Dr. Francisco Correia, também no Centro.
Por Gilson Brito
Fotos: Gilson Brito