Clique na imagem para ampliar |
A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí apresentou ontem (18/10) seu parecer na Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1.118 que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. No parecer a Procuradoria pede a cassação dos diplomas do prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, da vice-prefeita, Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar, bem como a inelegibilidade de Lucile Souza Moura e Merlong Solano Moura.
O processo que há vários meses se encontra no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), no ultimo dia (17) foi enviado para a SECADP (Seção de Controle, Autuação e Distribuição de Processo), e ontem (18) a Procuradoria após um estudo profundo do referido processo, apresentou parecer favorável à cassação do prefeito de Esperantina, Chico Antônio (PT).
O parecer foi enviado para a GABPASM (Gabinete do Dr° Pedro de Alcântara das Silva Macedo, e deve entrar em pauta para votação nos próximos dias. Com o TRE-PI decidindo pela cassação do prefeito de Esperantina, Chico Antônio, o deputado recém eleito, Merlong Solano, pode ter seus votos cancelados, e não assumirá a cadeira na Assembleia Legislativa.
O Ministério Público Eleitoral acusa o prefeito petista Chico Antônio e os outros acusados pelos crimes de abuso de poder político, autoridade e conduta vedada à agente público durante as eleições de 2008.
Vale ressaltar que com a cassação do prefeito Chico Antônio, assume a Prefeitura de Esperantina o segundo colocado Felipe Santolia, tendo em vista que o atual gestor não conseguiu atingir mais de 50% dos votos válidos.
Por Ricardo Melo