Universidade Federal do Piauí - UFPI em Teresina |
O projeto arquitetônico do Polo Piauí Digital, que pretende fomentar a atividade econômica de tecnologia da informação no Estado, foi conhecido nesta quarta-feira (13), às 15 horas, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), durante apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos do curso de Arquitetura, coordenados pela arquiteta Alcília Afonso, a Kaki.
Segundo o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação(ATI) e coordenador do projeto, Antônio Torres, o Polo Digital do Piauí, que será instalado na zona Leste de Teresina, terá como modelo o que já funciona em Recife e onde dezenas de empresas da área de tecnologia da informação já estão funcionando, gerando emprego e renda.
Ele adianta que o projeto está em formatação desde 2007 e consiste na união das empresas governo e academias, como a UFPI e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O objetivo é atrair pequenas, médias e grandes empresas de software e da área de mobilidade.
O Piauí é o segundo estado do Nordeste no número de cursos de nível superior na área de informática. “Por ano, são formadas 175 pessoas, que encontram um mercado reduzido e que por isso tem que partir para outras regiões em busca de trabalho”, explica o diretor da ATI.
Antônio Torres acrescenta que o Pólo Piauí Digital vai ampliar o mercado e oferecer oportunidades de trabalho aos jovens que saem das universidades.