O Ministério da Educação e o da Cultura divulgaram nesta segunda-feira, 04, a lista dos 15 projetos finalistas à edição 2010 do Prêmio Vivaleitura. Um dos projetos selecionados é o Cordel na Casa da Leitura, desenvolvido no Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí
O regulamento do prêmio prevê três categorias: uma para bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; outra para escolas públicas e privadas e uma terceira, destinada a empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. O projeto piauiense é finalista da segunda categoria e concorre com escolas do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Os três vencedores de cada uma das categorias receberão um prêmio de 30 mil reais. O resultado será conhecido durante uma cerimônia no dia 19 de novembro em Brasília. Esta é a quinta edição anual do projeto, que recebeu um total de 1.829 inscrições.
CORDEL – De acordo com Luciana Neiva, professora do Campus Floriano, o projeto surgiu a partir de reflexões sobre o aproveitamento de um espaço destinado à leitura, denominado Casa da Leitura, e sobre o ensino-aprendizagem da língua materna em turmas do PROEJA - Educação de Jovens e Adultos do Curso de Informática Integrado ao Médio.
O projeto, que funciona com encontros semanais, às segundas-feiras, recorre à literatura de cordel para criar nos alunos o gosto pela leitura e trabalhar noções básicas de versificação, a expressão corporal e a gramática a partir dos textos lidos.