Começou nesta quarta-feira (24) o I FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS EM PROEJA DA REGIÃO NORDESTE I, com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo e de divulgação das experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco anos de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
Segundo Márcio Morais, coordenado do Proeja no IFPI, o evento discutirá os conhecimentos adquiridos nas trajetórias dos grupos de pesquisa e pesquisadores individuais, dos cursos de Especialização e Capacitação, das instituições de ensino que se debruçam sobre os desafios colocados pelo Proeja e de docentes e discentes que buscam a concretização e consolidação dessa proposta no dia a dia da sala de aula e de suas vidas.
Durante a solenidade de abertura, o reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Sebastião Rildo, falou que há cinco anos, quando estava sendo discutida a implantação do PROEJA nos CEFETS, ele era contra o projeto, mas logo reconheceu a importância desta ação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos no tempo correto, e para o próprio país. “Hoje sou apaixonado e defendo esse projeto”, concluiu.
O reitor do IFPI, Francisco das Chagas Santana, acredita que a realização deste evento no Piauí oportunizará a socialização de experiências, construção de conhecimentos e propostas que possibilitem a elaboração de um diagnóstico da educação de jovens e adultos integrada a educação profissional. E destacou a importância do investimento em educação, que no IFPI tem sido aplicado na expansão pelo interior do estado e seleção e capacitação de profissionais.
Abrindo as atividades, após a solenidade de abertura alunos do PROEJA de todas as instituições participantes, que atuaram também na organização e no cerimonial do evento, fizeram relatos de suas experiências pessoais e dentro do projeto. Já iniciando os trabalhos na manhã desta quinta-feira (25) será ministrada a palestra “O PROEJA e o Currículo Integrado”.
Além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e Colégios Agrícolas do Piauí, integram a região Nordeste 1 os Institutos Federais do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sertão Pernambucano. Representantes dos Institutos Federais Fluminense e de Santa Catarina também participam das atividades.
Participam do Fórum estudantes, professores, técnicos em educação, assistentes sociais, psicólogos, gestores dos segmentos federais, estaduais e municipais que ao longo dos três dias participarão das palestras, mesa redonda, grupos de discussão e oficinas.