Na primeira sessão do Legislativo parnaibano no mês de dezembro, realizada na noite desta quarta-feira (01), no auditório da Prefeitura de Parnaíba estiveram presentes os vereadores Antônio Cardoso, Fernando Gomes, Gustavo Lima, Reinaldo Castro, Neta Castelo Branco, Evalto Linhares, Gerivaldo Benício, Carlos Alberto Teles e Ronaldo Prado.
Conforme correspondência lida pela secretaria da Mesa Diretora da Câmara, enviada pelo presidente do Instituto Nacional Municipalista, Clécio Mucio Drumond, o presidente da Câmara de Parnaíba, João Câncio Neto, foi indicado para receber o título ‘Presidente 2010′. Além dele, Gerivaldo Benício e Geraldo Alencar ficaram com a honraria ‘Vereador Campeão de Votos 2008′ e Neta Castelo Branco com a ‘Mulher da Luta e dos Direitos’.
Os vereadores parnaibanos receberão a honraria no 450º Encontro Nacional de Vereadores, Prefeitos, Vices prefeitos, Secretários Municipais e Assessores, que acontece em Natal no Rio Grande do Norte no período de 16 a 20 de dezembro deste ano. O evento organizado pela União Nacional de Vereadores (UNV) e Instituto Nacional Municipalista (INM).
Expediente do Legislativo:
Conforme solicitado pelo vereador Gerivaldo Benício, ainda no mês de abril, cópias do contrato firmado da empresa executora das obras de saneamento básico em Parnaíba, a Jurema, responsável pelo trabalho, enviou correspondência para a Câmara de Parnaíba informando que os dados contratuais não são de sua responsabilidade, indicando a Agespisa para esclarecimentos.
Por sua vez a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí enviou aos edis o conteúdo solicitado pelo Poder Legislativo. “Vamos agora colocar todas essas informações para a assessoria jurídica desta casa, com cópia para cada vereador, o intuito de vermos de quem é a responsabilidade pelas obras inacabadas e mal feitas na cidade”, declarou o vereador Gerivaldo Benício.
Em aparte, o vereador Ronaldo Prado relatou casos em que manilhas foram deixadas em meio às vias públicas de Parnaíba, além de ruas esburacadas pela não conclusão da obra.
Foram apresentados na sessão da Câmara desta quarta-feira (01) os seguintes Projetos de Lei:
PL 3.478/10 de autoria do vereador Fernando Gomes: Título de Cidadania Parnaibana ao ex-gerente do Banco do Brasil em Parnaíba, Altevir Esteves.
PL 3.479/10 de autoria do vereador Fernando Gomes: Título de Cidadania Parnaibana ao senhor João Martins de Oliveira Neto, representante da CARE em Parnaíba.
PL 3.480/10 de autoria do vereador João Câncio Neto: Retifica e denomina de via pública de Área Verde Fernando Dutra, localizada no sítio São João no bairro de Fátima.
PL 3.481/10 de autoria do vereador João Câncio Neto: Denomina a via pública localizada no sítio São João no bairro de Fátima, de Rua Maria Teresa Dutra.
PL 3.482/10 de autoria do vereador Gustavo Lima: Modificando a redação da Lei 2.568 de 2010 e 2.568 de 2010 que denominava vias públicas parnaibanas já efetivadas pela Câmara de Parnaíba.
PL 3.483/10 de autoria dos vereadores João Câncio Neto e Reinaldo Castro: Modifica o perímetro urbano de Parnaíba ao Sudeste na estrada Carpina na comunidade Portinho e ao Sul na reta paralela ao quilômetro 23 da BR-343.
Ainda na sessão do Legislativo desta quarta-feira (01) foram apresentados os seguintes Projetos de Decretos Legislativos:
PDL 125/10 de autoria do vereador Antônio Cardoso: Concedendo Medalha do Mérito Legislativo ao policial militar, Cardoso José Paz e Silva.
PDL 126/10 de autoria do vereador Antônio Cardoso: Concedendo Medalha do Mérito Legislativo à Tenente Francisca Leoneide Rocha.
Dando continuidade ao expediente da Câmara Municipal de Vereadores foram lidos os seguintes Requerimentos:
Req. 121/10 de autoria do vereador Fernando Gomes: Pedindo à Prefeitura de Parnaíba a recuperação da faixa de pedestres da Rua Coronel Pacífico, próximo aos colégios que ficam no entorno da Praça do Troca-Troca, no centro de Parnaíba.
Req. 122/10 de autoria do vereador Fernando Gomes: Solicitando do Executivo providências para a recuperação da cobertura do Mercado de Fátima, no bairro de Fátima.
A empresa Auto Viação Coimbra enviou documento assinado pelo advogado, José Luciano Malheiros de Paiva, solicitando o uso da tribuna livre da Câmara para prestar esclarecimentos quanto às, segundo ele, informações inverídicas publicadas nos veículos de comunicação locais no que diz respeito à permissão da empresa para realizar o transporte coletivo em Parnaíba. Segundo o documento, o jurista é o representante legal da Auto Viação Coimbra. Conforme colocado pelo vereador Fernando Gomes, que presidia a sessão, será solicitado documentação necessária para a comprovação de que o advogado José Luciano Paiva representa os interesses da empresa.
Como inscrito entre os oradores, Fernando Gomes, abordou em sua fala o Dia Mundial de Combate à AIDS. Destacou o envolvimento mundial sobre o assunto, informou dados quantitativos de portadores da doença, seus efeitos e enfatizou as pesquisas realizadas em busca da cura da AIDS.
Texto e foto: Ascom CMP