A SEMAR - Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, divulgou uma nota informando que o Governo do Estado arrecadou oito milhões de reais em multas, através daquele referido órgão, relativo à exploração dos recursos do meio ambiente de forma irregular em 2010. Porém a SEMAR não dispõem de recursos para colocar combustível nos veículos das equipes que fazem a fiscalização no interior do Estado.
A revelação foi feita por Renato Nogueira, Chefe de Fiscalização da Semar, em conversa por telefone com a reportagem do Folha de Batalha. O órgão não teria enviado fiscais até a cidade de Batalha, a fim de averiguar uma denúncia de extração de argila, simplesmente, por falta de combustível. Perguntamos pelos 8 milhões arrecadados com as multas, ele respondeu que a SEMAR não tem autonomia sobre os ditos recursos. "Tudo que é arrecado vai para conta única do estado", disse Renato. É DE LASCAR!!!! Deve ser por isso que todo mundo tem um poço jorrante em Cristino Castro. Pois na cidade há fiscalização, além do mais, fCristino Castro fica à 650km de Teresina.
A propósito deste importante município do sul do Piauí, em março de 2004, o então governador do estado, na época, Wellington Dias (PT), juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira (que foi apontado pelo Jornal da Globo, de ser o responsável pela destruição das matas nativas do sul do estado), instalaram registros em seis poços jorrantes na região de Cristino Castro, entre eles o Violeto I e II (foto atual), com o objetivo é reduzir o desperdício de água, que é grande naquela região, e, diga-se de passagem, água própria para consumo. Pois bem, naquela oportunidade, perante autoridades e populares, Macambira, dissera que estava instalado aqueles registros de controle de vazão dos poços para reduzir e futuramente acabar de vez com o desperdício de água naquela cidade. Sabe pra que serviu os registros do governo do desgoverno? Pra coisa nenhuma! Quem passa por Cristino Castro encontra mais de 300 poços margeando o asfalto da rodovia Brasília -Teresina jorrando sem parar, inclusive o Violeto I e II.
De acordo com o site do Governo do Estado, matéria do dia 23/03/2004 (CLIQUE AQUI E VEJA), Macambira, teria dito ainda que qualquer pessoa ou empresa que quisesse abrir um poço sem a devida autorização da Semar, poderia ter a obra embargada. Tudo mentira!!! Em quase todos os bares, restaurantes, ou pousadas de Cristino Castro existe uma piscina e um poço jorrante, e com água mineral. Nos tempos de hoje isso é um afronta a sustentabilidade do planeta.
Segundo alguns moradores, todos os legumes que são comercializados na cidade vêm de fora, pois em Cristino Castro não se produz nada.
Em Batalha também tem poço jorrante, ele fica na localidade Carnaúba Amarela, próximo a um assentamento. Por incrível que pareça, no local não tem um pé de bananeira cultivado. As famílias vivem basicamente dos benefícios do governo federal (bolsas e aposentadorias).
Folha de Batalha
Foto: Adalto Santos
