A cidade de Caxingó fez seu 15º aniversário de emancipação política no dia 27 de dezembro de 2010. A prefeitura municipal realizou ao longo de sete dias algumas festas para comemorar a data. O município atualmente tem 5.032 habitantes, destes 4.306 são eleitores. Caxingó ocupa a 137ª posição no ranking das cidades mais populosas do estado. A cidade que foi emancipada em 1995 já alcançou muitas conquistas ao longo dos seus 15 anos.
Mas, afinal, o que temos para comemorar em Caxingó no ano de 2010?
A começar em 2008 quando tivemos uma eleição de esperança. A população votou na atual prefeita em busca de mudanças. Ela foi eleita depois de duas tentativas. Surgia para o povo caxingoense um sinal de prosperidade e avanço. Todavia o que vemos hoje é uma contradição de sentimentos chamada “decepção”. Não uma decepção de ter sido igual aos outros, mas sim por não ter sido o que se esperava que fosse.
A prefeita anunciou em novembro de 2009 a construção de mais uma avenida na cidade, esta, porém se chamaria “Avenida Padre Costinha”. As maquinas ainda rasparam o terreno, no entanto a obra não prosseguiu e parou. Em dezembro de 2009 nas festividades de aniversario da cidade a prefeita fez duas inaugurações ambas no mesmo dia. Foram inaugurados o troca-troca e a lanchonete popular, estas não passaram de uma inauguração simbólica.
O atual governo demitiu muitos funcionários contratados ao longo do ano, deixando muitas famílias desestabilizadas. O motivo? Reduzir o valor da folha de pagamento. Já no segundo semestre de 2010 os pagamentos de transporte escolar, aluguéis de imóveis, alugueis de veículos até então rigorosamente pagos em dia, começaram a atrasar. Os locatários de transporte escolar ficaram três meses sem receber nenhum pagamento.
Muitas obras importantes ainda permanecem no papel, a construção da prefeitura municipal ficou somente em promessas. Um mercado público é hoje considerado fonte de renda e desenvolvimento para qualquer município e Caxingó é umas das poucas cidades do estado que ainda não tem um mercado público. O projeto para a construção do mercado foi aprovado pelos vereadores, mas foi engavetado pelo executivo. O prédio dos Correios é outra obra que nunca saiu do papel. O matadouro público continua sendo é um sonho para os abatedores de animais do município.
Estas são obras que fazem o município crescer e se desenvolver economicamente. A população não necessita de uma semana de festas para comemorar os 15 anos da cidade. Necessita é de obras, estradas, educação, saneamento básico e saúde de boa qualidade. Além disso, faz se necessário a criação de empregos, que podem vir com a instalação de novas empresas, indústrias e fábricas.
A prefeitura fez e reformou algumas estradas no município, graças a um convenio com o governo do estado que fez a doação das maquinas, ao município ficou a tarefa de cuidar da manutenção e pagamentos de motoristas. A secretaria de saúde foi contemplada com uma ambulância nova pelo governo do estado. Ela chegou logo depois do retorno da outra ambulância que passou três meses no concerto. Dois ônibus também chegaram a Caxingó para a secretaria de educação, o convenio agora foi com o FNDE e o programa Caminho da Escola.
A prefeitura foi muito bem atendida pelo governo do estado, diga-se de passagem. Mas em compensação não construiu nenhuma grande obra que respaldasse o município no ano de 2010. Todavia a prefeitura municipal não economizou na realização de eventos e festas.
Então o que podemos comemorar em 2010?
Parabéns caxingoense, a cidade é sua.
Por Gilmar Rodrigues