O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Federal do Piauí conquistou nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), realizado em 2009. Esta nota dá ao curso a classificação de melhor do país dentre as instituições públicas de ensino.
Segundo o reitor do IFPI, Francisco das Chagas Santana, esse resultado é a certeza de que a instituição está buscando a excelência em todas as áreas, sem perder de vista seu compromisso social. "Nossos alunos e nossos professores se empenham em construir uma educação pública sólida e de qualidade", destaca.
Em 2009, foram avaliados 265 cursos da área de tecnologia em gestão de recursos humanos. A escala de notas do Enade vai de um a cinco. Os cursos com conceito igual ou maior do que três são os que cumpriram todos os quesitos de qualidade impostos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Além do Enade, são utilizado como critérios de avaliação, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mostra a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso; e o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, a do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.
