5 de fevereiro de 2011

Com nova estrutura, SDR amplia benefícios aos agricultores

Rubem Martins - SDR
A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural – SDR está renovada. Com uma imponente estrutura, os serviços foram ampliados tendo destaque o Crédito Fundiário, que oferece as linhas de crédito CAF e CPR, dirigidas pelo engenheiro agrônomo da SDR, Rui Cipriano de Araújo.

A linha Consolidação da Agricultura Familiar – CAF, que já fazia parte da estrutura da SDR, consiste em tornar proprietário rural o agricultor familiar que trabalha a mais de cinco anos na agricultura como posseiro, agregado, meeiro ou diarista, cuja principal fonte de renda venha da agropecuária onde a esse público o CAF oferece a oportunidade de adquirir seu imóvel rural com financiamento em longo prazo, juros baixos e com bônus de adimplência que pode chegar até 50% da parcela a ser paga.

O CPR, linha de Combate a Pobreza Rural, se trata de uma linha de crédito onde o agricultor só paga a terra e a infraestrutura básica fica a fundo perdido. “A diferença básica das duas linhas é que no CAF se paga tudo e o benefício é o bônus de adimplência na parcela”, enfatiza Rui Cipriano.

O secretario do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, explica que o CAF existe devido a um convenio do Governo do Estado com o Governo Federal através da SDR que deu início as atividades de crédito pela linha de consolidação em 2007 quando foi extinto o Banco da Terra, o que já beneficiou mais de 2 mil famílias em todo o Piauí e pretende beneficiar muito mais com a direção das duas linhas de crédito em parceria com os agentes financeiros.

Até dezembro de 2010 foram aplicados cerca de 60 milhões de reais somente com aquisição de terras e infraestrutura básica na linha CAF junto com mais 15 milhões de reais no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF A o que juntos somam-se 75 milhões de reais em investimentos somente nessa linha de crédito. Agora, o agricultor terá mais facilidade em escolher em qual linha de crédito ele se encaixa já que o atendimento de ambas as linhas estão sendo realizadas na SDR que, abrigando o Crédito Fundiário – linhas CAF e CPR, passa a ser uma das maiores secretarias do Estado.

Por Roselandi Sousa