11 de fevereiro de 2011

IFPI define ações de enfrentamento ao crack


Aconteceu, quarta-feira, 9, mais uma reunião do Comitê Institucional de Enfrentamento ao Crack, ação resultante da participação do IFPI na Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, criada pelo Governo do Estado do Piauí.

Dentre as diretrizes estabelecidas pelo Comitê estão, por exemplo, o diagnóstico da existência de usuários de crack e outras drogas na comunidade interna, e a inclusão, na educação básica e superior, de conteúdos relativos a prevenção do uso indevido de drogas. "Também recomendaremos a criação de mecanismos de incentivo para que empresas e instituições parceiras desenvolvam ações de caráter preventivo e educativo sobre drogas", destaca o reitor Francisco das Chagas Santana.

Terça-feira (08/02), pela manhã, o reitor participou de evento no Palácio de Karnak, onde foi montado uma calendário de ações a serem realizadas pela Cãmara Estadual de Enfrentamento ao Crack.

Dentro de dez dias, segundo o governador Wilson Martins, as ações serão postas em prática com o lançamento da campanha publicitária "Vida sim. Crack não".

AÇÕES PREVENTIVAS - Essas ações de enfrentamento ao crack, segundo o reitor, confirmam a responsabilidade social do IFPI. Em 2004 e em 2007, a instituição desenvolveu projetos de atenção ao adolescente e adulto dependente químico. De 2009 a 2010, foi realizado o Projeto Escola que Protege, que atuou no combate à violência contra crianças e adolescentes, abrangendo a exploração sexual, comercial e o tráfico de drogas. "O Escola que Protege capacitou 307 profissionais que trabalham em escolas de 23 municípios piauienses", crescenta o reitor.

O Comitê Institucional de Enfrentamento ao Crack é formado pelos Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão e por representantes da Extensão Comunitária, da Assessoria de Comunicação, do Campus Teresina Central e Campus Teresina Zona Sul, do corpo docente e do corpo discente e dos técnicos-administrativos, além de um médico, um psicólogo, uma assistente social e um pedagogo.