31 de março de 2011

Nota de Esclarecimento: Alunos UESPI e UFPI de Parnaíba

Manifestação alunos da UESPI e UFPI de Parnaíba 
Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo” (Florestan Fernandes).

Na última sexta feira, dia 25 de março do corrente ano, a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí por meio de seus acadêmicos participaram de uma caminhada visando:

  • No aspecto local - reivindicar melhorias para os cursos das referidas instituições, que perpassam por atualização de acervo bibliográfico, admissão de professores efetivos para o quadro das instituições, construção de laboratórios e conclusão das obras já erigidas, assistência estudantil de qualidade e descentralização administrativa (para ambas as entidades) e autonomia financeira para UESPI.

  • No campo nacional – participar da jornada de lutas da UNE, União Nacional dos Estudantes, no sentido de que possamos conjugar forças em busca da aprovação da cota de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, por entendermos que nossa plataforma de reivindicação local necessita de subsídios para se realizar.

  • Como também no campo social da universidade, pensarmos sobre o transporte público de Parnaíba que não corresponde ao estabelecido na Lei Orgânica do Município e tampouco com o princípio da dignidade da pessoa humana, preceituado no art. 1º, inciso III, da Constituição Federal

Sob a inspiração dos enfoques supracitados, bradamos pela cidade de Parnaíba. Porém, fatos isolados buscam descredibilizar e desacreditar a UNIÃO E FORÇA que fizeram da UFPI e da UESPI una, um todo indivisível, em prol da valorização do estudante universitário, cidadão em defesa de seus direitos.

Desta forma, os signatários, humildemente, buscam por meio desta nota ser merecedores das desculpas e compreensão daqueles que tiveram quaisquer de seus direitos violados, mesmo que conforme apuração realizada saibamos que a origem do incidente ocorrido em uma das salas do campus Ministro Reis Veloso NÃO partiu de um estudante engajado na manifestação, a qual teve e continuará tendo INÍCIO, MEIO e FIM PACÍFICOS.

Aproveitando o ensejo, agradecemos a todos aqueles que antes de tudo acreditam nas suas forças e as emprestam às causas nobres como a exposta.

Atenciosamente,

Centro Acadêmico de Pedagogia
Diretório Acadêmico “3 de março”
E demais cursos da Universidade Federal do Piauí
Centro Acadêmico de Direito “Min. Evandro Lins e Silva”
E demais cursos da Universidade Estadual do Piauí