7 de abril de 2011

CBF afasta Federação de Futebol do Piauí de competições nacionais


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cancelou os poderes da atual direção da Federação de Futebol do Piauí (FFP) durante assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira (06).

De acordo com o documento (logo abaixo), a entidade máxima do futebol brasileiro resolveu afastar, em caráter preventivo, a FFP de todas as competições e demais atividades promovidas pela CBF, até que comprove ter ocorrido o regular processo eleitoral de escolha dos dirigentes dos poderes da entidade para o mandato 2011/2015.

A assembléia que contou com a presença de 25 federações filiadas, considerou que a FFP desrespeitou o art. 15, VIII, do estatuto da CBF ao não preencher os cargos eletivos de acordo com processo legal do estatuto. A atuação administração da FFP é de Cesarino Oliveira que entrou no cargo após decisão judicial que destituiu o ex-presidente Lula Ferreira, que venceu o processo eleitoral em dezembro de 2010 por por um voto de diferença - 14 a 13.

A decisão judicial atende ao pedido de impugnação impretado por Cesarino contra a candidatura de Lula Ferreira, que estava na presidência da FFP desde 1992. Para derrubar seu opositor, Cesarino fundamentou a ação na ausência de prestações de contas da gestão anterior, além da falta de pagamento de contribuições junto à Previdência Social. Duas pendências que impedem o lançamento de candidatura, conforme prevê o estatuto da federação. 


Folha de Batalha