Além de incentivar a prática de esportes, o torneio busca a formação de uma consciência esportiva educacional e cultural. A abertura do I Torneio Integração Filhos da Águia, modalidade futsal, aconteceu no último domingo, dia 27 de março, no Ginásio Messias Freitas, em Batalha, e foi bastante animado. Pais, professores e amigos compareceram para prestigiar o evento, onde jogaram 15 equipes, sendo dez da escolinha filhos da águia, 03 da escolinha força jovem, da cidade de Esperantina (comandadas pelo Leão), 02 do pólo ginasial da localidade Caraíbas, comandas pelos professores Marcos Pinto e Raimundo Gomes.
O pontapé inicial se deu às 08h00, inclusive com a execução do Hino Nacional, onde todos os times acompanharam atentamente, logo em seguida teve início aos jogos com os seguintes resultados: na categoria Sub-12 - equipe Delta (Escola. Filhos da Águia) 0 x 2 Equipe Alfa (Flavio), Força jovem (Esperantina) 4 x 1 Beta (Escola Atalanta), Equipe Azul (Prof. Codó) 0 x 2 Caraíbas, Sub 14 Equipe Antonio Jose I (Atalanta) 0 x 9 Girleno (Atalanta), Antonio Jose II 3x1 força jovem (Esperantina), na categoria sub 17: Filhos da Águia-I 2 x 0 Caraíbas, Filhos da Águia II 2 x0 Força Jovem de Esperantina.
Durante o evento, esteve presente uma equipe de profissionais da Saúde. O evento foi prestigiado pelo presidente da LBF, Cristovam ramos, Ronaldo Torres (Diretor do Dedila Melo), Pioneira (representando Associação Figueirinha), Nonato Silva acompanhado do deputado Estadual Evaldo Gomes, do PTC, dentre outros, ao final de cada jogo foi servido um lanche para os jovens atletas.
Funcionando há três anos a Escolinha Filhos da Águia realiza um importante trabalho social mobilizando cerca de 150 crianças na prática de esporte que além do incentivo ao esporte também condiciona essas crianças a uma maior socialização evitando a ociosidade, a vivência das ruas e o caminho das drogas.
Segundo o organizador do torneio, Francisco Moraes (nosso querido Chaguinha do Foto), foi um dia diferente para os participantes, “muitos pais estiveram presentes no Ginásio, as belas partidas empolgaram a torcida. A nossa meta é acrescentar conhecimentos à formação educacional da garotada. Esse tipo de exercício, que explora a competitividade”.
As crianças que participam da escolinha são na sua grande maioria vindas das escolas públicas e as aulas são totalmente gratuitas.
No próximo domingo uma nova rodada, a partir das 7 horas.
Folha de Batalha