A Câmara Municipal de Teresina realiza a partir das 10 horas desta sexta-feira, 6 de maio, audiência pública em que será discutido o impacto do uso de tabaco e outros produtos fumígeros sobre a saúde dos trabalhadores, sobretudo daqueles que exercem suas atividades profissionais em ambientes onde é tolerado o uso de fumo.
A audiência pública, a ser realizada no plenário da Câmara, foi solicitada pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho, que defende o banimento do fumo de todo e qualquer local de trabalho.
Proposta conjutamente pela vereadora Rosário Bezerra e pelo presidente da Câmara, Edvaldo Marques (PSB), a audiência deverá ter a fala de especialistas em meio ambiente de trabalho e saúde do trabalhador. Mas estará aberta à participação de todas as pessoas interessadas, incluindo trabalhadores, empresários, médicos, autoridades sanitárias convidadas e outros profissionais de saúde.
O coordenador geral do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat), Francisco Luís Lima, diz que o trabalhador submetido continuamente à fumaça de cigarro pode ser vítima de doenças graves, incluindo o câncer e o enfisema pulmonar. Daí porque ele defende o banimento do cigarro.
A vereador Rosário Bezerra, que apresentou lei restringindo o uso de tabaco em ambientes coletivos, concorda que é preciso proteger a saúde dos trabalhadores. Neste sentido, considera fundamental agir para que o cigarro não seja usado em ambientes de trabalho.