20 de junho de 2011

UFPI assina convênio de fomento à pesquisa com o Governo

Com o intuito de fomentar a pesquisa entre seus membros, a Universidade Federal do Piauí firmou mais um convênio de incentivo a este tipo de atividade. Por meio de um acordo assinado junto ao Governo do Estado, alunos e professores da UFPI serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico que tem como objetivo sediar o Polo Digital do Piauí.

Segundo Thiago Siqueira, diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o objetivo do projeto é promover a formação de mão-de-obra especializada, encubação de empresas locais e o estímulo à inovação tecnológica. "O projeto não tem foco somente a construção do edifício, mas também no desenvolvimento sustentável de toda a região que vai abrigar a sede do Polo Digital do Piauí. Ou seja, serão realizados projetos urbanísticos com o intuito de revitalizar e propiciar uma melhoria econômica da população residente na área escolhida", ressalta.


O convênio entre o Governo do Estado e a UFPI é visto de forma positiva por Luiz Santos de Sousa Junior- reitor da instituição. "Queremos fazer essa parceria, pois percebemos que o Governo acredita no crescimento da universidade. Temos bons profissionais e alunos de qualidade, os quais darão uma contribuição grandiosa ao projeto do polo digital", afirmou o reitor durante a solenidade que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, no Salão Nobre da reitoria.

A UFPI foi escolhida para esta parceria devido à existência de um curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como de Ciências da Computação nos quadros da universidade. O projeto do Polo Digital está sendo feito em parceria com a Delta, Prefeitura de Teresina e o SEBRAE.

Estima-se que para a execução do projeto do Polo Digital serão envolvidas cerca de 50 pessoas advindas somente dos quadros da UFPI, além de representantes da ATI e da UESPI. "Projetos como esse incentivam o aprendizado dos alunos, principalmente na relação projeto-cliente, que começa desde as primeiras negociações referentes ao planejamento das ideias", argumenta Alcília Afonso (KAKI), professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí. Para a execução do projeto será investido um montante de aproximadamente R$80 mil.

Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI