4 de junho de 2011

Vereador responde ação penal por ameaça e desacato a autoridade policial



José Luís da Silva Filho
O vereador José Luís da Silva Filho, popular Tio Zé, pertencente aos quadros do partido PMN de Batalha, está sendo processado por desacato e ameaças a funcionários públicos. A decisão foi tomada pela 1ª Câmara Especializada Criminal, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, por votação unânime, em receber a denúncia, por entender que a conduta do Vereador se coaduna com os delitos capitulados nos arts. 147 (ameaça) e 331 (desacato), todos do Código Penal Brasileiro.

De acordo com o processo, em 07 de maio de 2008, por volta da 15:30 horas, nas imediações da Praça da Matriz, em Batalha, o Vereador José Filho estava parado dentro de seu veículo falando ao celular, quando os policiais militares, Piroelton da Costa Carvalho e Josué Ferreira, que coordenavam a brigada de combate a dengue na cidade, buzinaram pedindo passagem, uma vez que o veículo do acusado encontrava-se interrompendo o fluxo de automóveis.

O acusado, insatisfeito e sentindo-se incomodado, desceu do automóvel e começou a dirigir aos policiais palavras de baixo calão, humilhando e menosprezando-os, ameaçando ainda, de tirar-lhes a farda, tudo isso na presença de populares.

Na ocasião, o vereador foi detido, acusado de desacato à autoridade contra os oficiais do Batalhão da Polícia Militar, e posteriormente levado para fazer exame de exames de corpo de delito, no Hospital Municipal Messias Melo.

Folha de Batalha