O dia do motociclista, comemorado em 27 de julho, terá uma programação especial em Teresina. Na data, a Associação de Motociclistas do Piauí e a Associação Piauiense de Educação no Trânsito farão uma carreata do bairro Dirceu Arcoverde até a sede da APPM, onde acontecerá o evento Novos Caminhos para o Trânsito, realizado em parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Associação de Prefeitos Municipais (APPM).
A programação iniciará às 7h30, na avenida Joaquim Nelson, próximo ao Teatro João Paulo II. As entidades envolvidas na realização da carreata farão uma blitz educativa, abordando os motociclistas, orientando-os sobre a importância do uso do capacete e dos demais equipamentos. Na ocasião será oferecido um café da manhã.
Às 9 horas, os motociclistas participarão, juntamente com os prefeitos municipais, de palestras sobre o trânsito no Piauí, estatísticas e o impacto econômico dos acidentes, o trabalho desenvolvido pela PRF do Piauí, dentre outros temas. As palestras serão realizadas pelos órgãos parceiros, como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), Ministério Público e Justiça Móvel de Trânsito.
Para Marcos Rolf, presidente da Associação dos Motociclistas do Piauí, o evento é uma forma de alertar os condutores sobre o grande aumento dos acidentes envolvendo as motos, por conta dos comportamentos de risco adotados pelos motociclistas. “Todos engajados na campanha educativa, precisamos sensibilizar os condutores e conscientizá-los sobre o valor do uso dos equipamentos. Alguns motoqueiros não têm carteira de habilitação ou dirigem desobedecendo às normais de trânsito e segurança, sem saber que os acessórios de segurança aliviam o impacto no momento de uma queda, de um acidente”, declarou.
O evento Novos Caminhos para o Trânsito tem a finalidade de proporcionar uma ampla discussão sobre os acidentes envolvendo motociclistas, sobretudo nas cidades do interior do Estado, onde os condutores não usam os equipamentos de segurança para circular. Na oportunidade também será debatida com os gestores a importância da municipalização para a redução dos acidentes.
Confira a Programação:
7h30min – Bliz educativa com os motociclistas
Local: Av. Joaquim Nelson (em frente ao Teatro João Paulo II)
9h – Solenidade de abertura do encontro
Local: Auditório da APPM
10h – Mesa Redonda
· O Trânsito no Piauí – José Vasconcelos, Diretor Geral do Detran
· O Trânsito em Teresina – Dra. Alzenir Porto, Superintendente da Strans
· Estatísticas de acidentes de trânsito – Major Castelo, Comandante da CIPTRAN
· Impacto econômico dos acidentes de trânsito e trabalho desenvolvidos pela PRF no Piauí – Inspetor PRF Ciro Ricardo Figueiredo de Araújo
· Traumatologia e Acidentologia no Trânsito – Inspetor PRF Marcos Antônio Basílio da Silva Rocha
Mediador Tiago Vasnconcelos, Diretor de Engenharia de Tráfego do Detran-PI
12h30 min – Intervalo para almoço (livre)
14h – Mesa Redonda
· O Projeto Vida no Trânsito – Prof. Audéa Lima, Coordenadora Executiva do Projeto Vida no Trânsito
· As Campanhas educativas – Profª. Gemma Galgani, Diretora da Escola Piauiense de Trânsito
· Os benefícios da municipalização – Capitão Claudio Pessoa, Sub- Comandante da CIPTRAN
· Crimes de trânsito: o olhar da Justiça Penal – Promotora Clotildes Costa Carvalho
· A Justiça Móvel de Trânsito na paz social – Juíza Eliana Márcia Nunes Carvlho
Mediador – Paulo Martins, Prefeito de Campo Maior
17h – O Pacto da APPM pela vida no trânsito – Francisco Macedo, presidente da APPM
18h – Encerramento dos trabalhos
Por Záira Amorim