Jânio Holanda |
O empresário e vice-governador do Piauí Moraes Souza Filho assume, no próximo dia 1º de setembro, a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Eleito numa chapa formada através de consenso, este jovem obstinado parnaibano, apesar da pouca idade vem galgando reputação por meio de muita luta e trabalho.
Acompanhando o pai, Antônio José de Moraes Souza, por todo o Piauí que ao longo dos anos expandia seus negócios no ramo moveleiro pelo Estado, Zé Filho como é carinhosamente chamado pelos familiares, logo adquiriu experiência de vida e de trabalho nestas andanças. De Inicio, optou pela carreira política sabendo que por aquele caminho poderia ajudar Parnaíba a progredir e desenvolver suas potencialidades. Em 1992 elegeu-se vereador do município.
Com um trabalho voltado paralelamente para as camadas mais carentes da sociedade local e para o desenvolvimento dos segmentos produtivos municipal, teve o reconhecimento nas urnas em 1996, elegendo-se prefeito municipal daquela cidade praiana. À época, então filiado ao PFL, teve a passagem pelo executivo marcada pela oposição dos “caciques” do partido.
Sua eleição ocorreu sob uma dissidência partidária que apoiava seu tio, o então governador Mão Santa ora filiado PMDB. Isso, talvez, tenha contribuído para não conseguir a reeleição quando foi candidato pelo PSDB. No entanto, a recompensa veio dois anos depois com a eleição para deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006.
Autêntico, já assessorava o pai na presidência da FIEPI, na elaboração de projetos na Assembleia Legislativa de interesses das classes empresariais e dos trabalhadores. Moderado, foi escolhido em consenso pelo seu partido (PMDB) a concorrer o cargo de vice-governador na chapa da situação. Sem esquecer a cidade natal e região, contribuiu para a eleição da esposa Juliana para representá-lo na Assembleia Legislativa.
Eleito vice-governador, e com o aval do governador Wilson Martins, vem desenvolvendo um trabalho que busca desenvolver o Piauí nos seus diversos segmentos, através da criação de câmaras setoriais. Este trabalho vem sendo realizado através de reuniões com todas as categorias empresariais, entidades de classe, órgãos e instituições representativas do Piauí.
O fruto disso já pode começar a ser colhido com o prosseguimento das obras do porto de Luis Correia, a implantação da ZPE de Parnaíba, a criação da câmara do agronegócio, as obras da transnordestina no estado, enfim, são inúmeras ações que futuramente mostrarão o Piauí para o mundo com todas as suas potencialidades.
Fatores como estes - de impactos positivos - e a seriedade com o trato sobre as questões públicas e privadas credenciaram o jovem vice-governador Moraes Souza Filho a dirigir o Sistema Federativo Industrial piauiense para o quadriênio 2012/2015. Contando com o apoio da classe empresarial e dos trabalhadores, hoje parceiros do Sistema, Moraes Souza Filho certamente fará uma administração condizente com a grandiosidade da instituição.
Jânio Holanda - Jornalista