Escola Piauiense de Trânsito |
A Escola Piauiense de Trânsito (EPT) está desenvolvendo uma ampla programação de atividades educativas com seus técnicos neste mês de setembro em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. Nesta sexta-feira (9), os educadores estarão na Secretaria Estadual da Saúde ministrando uma palestra sobre cuidados no trânsito. O evento, que está marcado para às 8h30, contará com a presença da secretária da Saúde, Lilian Martins.
A palestra abordará temas relevantes no dia-a-dia como o uso do cinto de segurança, do capacete, a utilização da cadeirinha para crianças. A fim de sensibilizar os participantes, os educadores farão uma dinâmica sobre o tema em questão. Na ocasião, a EPT apresentará as estatísticas dos acidentes de trânsito, ressaltando o valor da vida das pessoas nesse processo.
"O trânsito é uma questão de saúde pública, precisamos conscientizar a sociedade sobre o compromisso com a construção de um trânsito mais harmonioso, que preserve a vida e respeite as leis", comenta a diretora da EPT, Gemma Barroso, complementando que as palestras educativas já fazem parte das campanhas do Detran-PI, e com a aproximação da Semana Nacional do Trânsito, as ações foram intensificadas.
"Se cada cidadão, motorista, pedestre e motociclista que trafega pelas ruas e avenidas da cidade se comprometer em favor da vida, evitando os acidentes no trânsito, conseguiremos reduzir o índices de mortos e feridos através de medidas imediatas de prevenção contra a violência no trânsito", explica a diretora.
De acordo com Gemma, a EPT está organizando outras palestras educativas voltadas para o tema abordado. "Estamos aguardando a resposta das demais secretarias e escolas para ministrarmos esse trabalho educativo", declara.
A Semana Nacional de Trânsito de 2011, que traz como tema Juntos podemos salvar milhões de vidas, é comemorada anualmente no período compreendido de 16 a 25 de setembro, e tem como objetivo este ano estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter à tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito.
Por Záira Amorim