Maré Alta na Praia do Arrombado |
No tarde desta quarta-feira, dia 28/09, por volta das 15 horas teve início uma maré alta no litoral piauiense que causou prejuízos a comerciantes e moradores. A maré alta deixou todos muito preocupados nas praias do Arrombado, Maramar, Macapá e Coqueiro.
A reportagem do Blog Acesso343 percorreu parte do litoral do Piauí e pôde verificar a destruição e os prejuízos causados pela “revolta das águas do mar”.
A visita as praias foi iniciada pelo Arrombado, lá as águas do mar invadiram a área de praia de forma leve, não atingindo os bares. O comerciante Miguel da Silva, proprietário do Bar O Miguel disse “que a maré não foi tão agressiva e que o perigo seria se ela tivesse vindo cavando o chão”.
Na praia do Maramar a maré alta não chegou a causar danos materiais aos donos de bares. No Macapá a maré invadiu as barracas de palha que que ficam em frente ao bar e restaurante Chico Izaura e o quintal de uma residência que fica ao lado do referido bar.
Francisco das Chagas de França, conhecido popularmente por Chico Izaura, de 63 anos, comerciante a 20 anos, disse que “as marés altas já destruíram campo de futebol, chafariz, asfalto, residências e bares desde 1992, falou também que já perdeu 4 bares com as marés e corre o risco de perder o 5º.
Na praia do Coqueiro a maré invadiu a área das barracas de bares dos comerciantes Alberto, Zé Caetano, Gonzaga, Faísca e Carlão. No restaurante Alô Brasil o proprietário Francisco das Chagas Araújo, conhecido popularmente por “Novo”, mandou colocar 300 sacos com areia em frente as barracas para evitar a destruição das mesmas.
Na frente das residências dos empresários Onofre Filho e Virgílio Machado na praia do Coqueiro foram colocados aproximadamente 3 mil sacos com areia para contenção das águas do mar.
Praia do Arrombado
Praia do Maramar
Praia do Macapá
Praia do Coqueiro
Por Yuri Gomes e Gilson Brito
Fotos: Yuri Gomes e Helena