A solenidade de abertura do XX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí aconteceu na manhã de ontem (24/10), no Cine Teatro da UFPI. Compareceram ao evento alunos de iniciação científica, professores-pesquisadores, diretores dos campi do interior, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e convidados.
O reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recepcionou os participantes e parabenizou os gestores, os alunos e os professores que constroem a história da pesquisa científica na universidade. Primeiro ex-aluno-doutor egresso a ocupar a função de reitor na Instituição, Luiz Júnior, falou da alegria em contribuir, como gestor, para ampliação e consolidação dos programas de iniciação científica. "Quando assumi a função de reitor, o baixíssimo número de participantes em programas de pesquisa me incomodava. Não pensei duas vezes em provocar a comunidade acadêmica a desenvolver a pesquisa dentro da Instituição. Hoje, estamos desenvolvendo pesquisa de ponta em todos os campi da Universidade Federal do Piauí", declarou.
Alunos do curso de Música se apresentaram durante a solenidade de abertura. Os estudantes participam do projeto de extensão "Quarteto de Violão", sob a coordenação do Prof. Evaldo Passos.
Durante a solenidade, a Coordenadora Geral de Cooperação Nacional-CNPq, Ana Lúcia Delgado Assad, proferiu a palestra "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação / Desafios e Perspectivas". A Coordenadora do CNPq falou sobre a evolução dos programas de iniciação científica no país e da importância da participação do aluno nesse tipo de projeto. "Participar de projetos de iniciação científica amplia os desafios do aluno e o faz crescer como profissional. Com muita freqüência, os alunos de iniciação científica seguem a carreira da docência", afirmou.Encerrando as atividades desta manhã, a Profª. Drª. Nidia Franca Roque, da Universidade de São Paulo (USP), lançou o livro "Substâncias Orgânicas: Estruturas e Propiedades", no hall do Cine Teatro.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI