28 de outubro de 2011

Detran adota medidas para melhor formação de condutores

Detran-PI
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), dando cumprimento a Resolução nº 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reduziu a 20 o número máximo de cadastros por veículo das autoescolas. A mudança já havia sido previamente informada para os diretores e donos de autoescolas, que tiveram até agosto de 2011 para regularizar a situação em seus estabelecimentos. 

“Essa medida se fez necessária para evitar que os candidatos tenham seus processos vencidos, por conta da grande demanda de alunos para apenas um veículo, já com a trava no sistema, o candidato concluirá seu processo em tempo hábil,” explicou o Manuel Filho, diretor de habilitação do Detran.

Com a resolução, a liberação de vaga para cada veículo ocorrerá automaticamente à medida que os alunos já cadastrados concluírem suas aulas práticas, evitando um número excessivo de cadastros por veículo e consequente redução no número de processos vencidos antes da finalização.

O diretor de habilitação ainda informou que cerca de 50% do total dos candidatos são reprovados nas provas práticas realizadas todo mês. “Isso ocorre por conta de mudanças internas através das quais foram designadas novas exigências relativas ao controle de qualidade a fim de garantir condutores mais preparados”.

De acordo com o diretor geral, José Vasconcelos, o Detran-PI está trabalhando de forma legal. “As autoescolas já haviam sido alertadas sobre a resolução e sobre os prazos para adequação de seus sistemas. A medida não é novidade e seu cumprimento faz parte do compromisso do Detran em assegurar um trânsito mais eficiente e seguro no Estado”, finalizou o diretor.

Por Nallyne Soares