A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí entregou, na última sexta-feira (21), 20 casas no assentamento Corte do Meio, localizado no município de Altos. Foram investidos R$ 300 mil na construção das habitações.
“Essa casa é uma realização. É o início de tudo. Antes a gente só conseguia produzir pra nós mesmos. Hoje, a gente já consegue produzir mais e ter uma renda extra”, disse a assentada Francisca Maria Sousa, que mora há seis anos no local com o esposo Rafael Lopes.
Altos está entre os dez municípios piauienses com o maior número de assentamentos acompanhados pelo Incra/PI. Ao todo, são 20 assentamentos, sendo cinco deles estaduais. Já foram concluídas cerca de 800 moradias na região de Altos, e estão empenhados recursos para a construção de mais 118 habitações, que totalizam cerca de R$13,7 milhões.
“Essa foi uma luta que acompanhamos desde o começo. Esse assentamento tem tudo pra crescer e vamos conseguir muito mais”, disse o presidente da associação do assentamento Corte do Meio, Raimundo Nonato Lima.
A solenidade contou com a presença do superintendente do Incra/PI, Francisco Limma, Governador Wilson Martins, autoridades federais e estaduais, representantes da prefeitura de Altos, da associação de moradores do assentamento e de técnicos do Incra/PI.
O superintendente regional do Incra/PI, Francisco Limma, destacou a necessidade da produção como ferramenta de desenvolvimento sustentável dos assentamentos. “É com satisfação que vejo a alegria dessas famílias em receber a terra, uma casa com água e energia elétrica. Mas hoje o maior desafio de um assentamento é a produção. Por isso, estamos trabalhando para tentar diminuir ao máximo o tempo de implantação dos assentamentos”.
Criado pelo Estado, o assentamento Corte do Meio foi reconhecido pelo Incra/PI em dezembro de 2007. Possui 20 famílias assentadas numa área de aproximadamente 218 hectares.
Ascom Incra-PI