6 de outubro de 2011

Novos contratos de assistência técnica vão beneficiar mais de 2 mil famílias assentadas


Seis novos contratos para prestação de serviço de assistência técnica serão assinados na sexta-feira (07), beneficiando 2.945 famílias, de 49 projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 18 municípios do Piauí. Mais de R$ 5,5 milhões serão investidos na ação. A solenidade de assinatura de contratos entre o Incra e instituições prestadoras de serviço de assistência técnica vai acontecer às 10h, na sede da autarquia (Av. Odilon Araújo, 1296, Bairro Piçarra, Teresina-PI).

Serão beneficiados assentamentos nos seguintes municípios: Parnaíba, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, José de Freitas, Lagoa Alegre, Teresina, União, Palmeirais, Cabeceiras, Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Amarante, Angical do Piauí, Jardim do Mulato, Passagem Franca, São João do Piauí, João Costa e Pedro Laurentino.

As instituições prestadoras de serviço foram selecionas através de chamada pública realizada pelo Incra. Serão assinados contratos com o Centro de Assessoria aos Movimentos Populares (Camp), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social (Cades), Projetos de Assistência Técnica para a Agricultura Familiar (Protaf) e Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico e Sustentável (Áridas).

Ao todo, serão contratados 35 técnicos para a execução dos serviços, nas áreas das Ciências Agrárias; e Social, Ambiental e Econômica. Para o superintendente regional do Incra/PI, Francisco Limma, “promover assistência técnica nos assentamentos é fundamental para que as famílias possam desenvolver atividades produtivas com mais qualidade, de forma sustentável”.

Contratos assinados anteriormente
Em setembro, o Incra/PI assinou quatro contratos com entidades executoras de assistência técnica e extensão rural, para atender 1.586 famílias de assentamentos localizados nos Núcleos Operacionais de Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Canavieira e Esperantina, totalizando um investimento de R$ 1.986.008,74.

As entidades contratadas foram: Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico e Sustentável (Aridas) e Centro de Estudos, Planejamento e Tecnologia Sustentáveis (Ceplates). Para a coordenadora da Áridas, Deusimar Oliveira Silva, “a parceria com o Incra é muito importante para fortalecer a agricultura familiar, possibilitando que os assentamentos tenham condições de se desenvolverem”.

Ascom Incra/PI