O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí homenageou a deputada estadual Juliana Moraes Souza-PMDB/PI pelos relevantes serviços prestados a comunidade piauiense, em especial ao poder judiciário, onde atuou como diretora geral da sede do tribunal de Justiça, em Teresina.
A deputada Juliana foi agraciada com diploma e colar do mérito judiciário, durante a solenidade alusiva as comemorações pelos 120 anos de implantação do Tribunal de Justiça no Estado do Piauí. A entrega da honraria foi feita pelo esposo de Juliana, Antônio José de Moraes Souza Filho, vice-governador do Estado e presidente da Federação das Indústrias do Piauí e pelos desembargadores Edivaldo Moura, presidente do Tribunal de Justiça, e Augusto Falcão Lopes, pai da deputada Juliana.
Também receberam a referida homenagem, o governador Wilson Martins, o prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, e o subprocurador da república, Antonio Sobrinho, dentre outros.
Participaram da solenidade, ainda, diversas outras autoridades, advogados, jornalistas e familiares dos homenageados.
Ao final da solenidade, Juliana Moraes Souza disse: "Sinto-me grata e orgulhosa pela homenagem, mas fico à vontade, pois esse ambiente fez e faz parte de minha vida" e foi cumprimentada por autoridades, familiares e amigos.
Perfil Juliana Melo Falcão Moraes Souza
JULIANA MELO FALCÃO MORAES SOUZA nasceu em Teresina no dia 14 de Maio de 1971, filha do Desembargador Augusto Falcão Lopes e Maria de Lourdes Melo. É cidadã piauiense por reconhecimento da população dos municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes.
Cresceu em Teresina, estudou no Instituto Maves de Ensino, Casada com Antônio José de Moraes Souza Filho com quem tem dois filhos Antônio José Moraes Souza Neto e Augusto Falcão Lopes Neto.
BACHAREL EM DIREITO, foi Diretora Geral deste egrégio Tribunal de Justiça; Acompanhou e colaborou nos relevantes serviços prestados na área social em diversas regiões do Estado, em especial, através do governo do Estado e do Serviço Social da Indústria, onde atua como colaboradora voluntária há mais de dez anos.
Possui inspiração política de seu avô paterno, Clóvis Melo, eleito deputado estadual em 1950 pelo Partido Social Democrático, quando foi membro da comissão permanente de segurança pública e da comissão de viação, agricultura, educação, saúde pública e cultura, e em seu sogro, ex-deputado estadual e federal Antônio José de Moraes Souza, seu líder maior na carreira política.
Deputada estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB assumiu pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí em 2011, ocupando na Mesa Diretora o cargo de 4ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, onde integra as comissões técnicas do Direito da Mulher e Infraestrutura e compõe a maior bancada feminina na história política do Poder Legislativo piauiense.
Deputada Juliana atua no poder legislativo na busca pela melhoria de vida da população do interior do estado, na promoção de ações no combate a prostituição infantil, a infra-estrutura turística da região norte do estado, na inclusão social e profissional de jovens e no incremento econômico por qualificação profissional e por incentivo a ferramentas de crescimento da economia, como a implantação da zona de processamento de exportação-ZPE e incentivo a empreendimentos por cooperativas e individuais nos municípios, onde são identificados potenciais específicos.
Neste momento, deputada Juliana acrescenta a esse currículo a maior honraria do Poder Judiciário do Estado do Piauí, Colar do Mérito Judiciário, pelo qual agradece a todos os membros desta corte, em especial ao excelentíssimo senhor presidente desembargador, Edivaldo Pereira de Moura, que ora o concede, pelo reconhecimento de seu trabalho em prol do desenvolvimento do Piauí.
Por Drica Véras