9 de novembro de 2011

Alunos do IFPI participam de competição de Engenharia‏


Alunos do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Teresina Central participaram, em Camaçari (BA), da VI Competição Baja SAE BRASIL 2011 – Etapa Nordeste. A competição reuniu cerca de 250 estudantes de engenharia, divididos em 16 equipes, que projetaram e construíram carros exclusivamente para disputar o evento.

As provas tiveram início na sexta, dia 4, com apresentação oral dos projetos. No sábado, dia 5, aconteceram as provas/avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor, aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. Todos os carros foram avaliados por juízes – engenheiros da indústria automobilística FORD de Camaçari. No domingo, dia 6, os carros foram submetidos ao enduro de resistência, com duas horas de duração e aberto ao público.

O carro do IFPI terminou na oitava colocação. Na avaliação dos professores Francisco Fernandes de Araújo Neto e Darley Fiácrio de Arruda Santiago, que acompanharam os alunos na competição, o resultado foi muito bom, tendo em vista o avanço do projeto no chassi, conforto, segurança e freios.

PROJETO BAJA - O projeto Baja, organizado pela SAE (Society of Automotive Engineers – Sociedade dos Engenheiros Automobilísticos) é uma competição entre Instituições de Ensino Superior, que desafia estudantes de engenharia através da simulação e construção de um caso real de desenvolvimento de um veículo, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Um dos principais objetivos de cada equipe é projetar e construir um protótipo de um veículo recreativo, fora de estrada (offroad), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Por Elizabete Sales