O Instituto Federal do Piauí divulgou nesta sexta, 11, os editais de programas MINTER em Educação (UNISINOS) e Engenharia Civil, na área de concentração Recursos Hídricos (UFC).
As inscrições para o Mestrado em Educação serão realizadas no período de 16 de novembro a 3 de dezembro. Já para o Mestrado em Engenharia civil o período de inscrições é de 16 de novembro a 2 de dezembro.
Os candidatos ao Mestrado de Educação devem apresentar no ato da inscrição a ficha de inscrição preenchida, comprovante do pagamento da taxa de inscrição, fotocópia do diploma do curso de graduação registrado, fotocópia do histórico escolar do curso de graduação (para aqueles que não possuírem graduação em Licenciatura, cópia de documento que comprove experiência profissional em Educação), cópia do Curriculum Vitae modelo lattes, fotocópia da Carteira de Identidade, CPF e Registro Civil, 2 fotos 3x4 recentes e uma cópia de proposta de investigação. A seleção será através de análise de documentos, prova escrita e entrevista.
Na próxima quarta, 16 de novembro, as 10h, será realizada no auditório Carmem Sinott, no campus Teresina Central, uma reunião com a Coordenação do Mestrado em Educação (Unisinos), com a finalidade de apresentar o MINTER em Educação.
Para se inscrever no Mestrado de Engenharia deverão ser apresentados a ficha de Inscrição devidamente preenchida, cópia da carteira de identidade civil e CPF, Cópia do histórico escolar do curso de graduação, Diploma do Curso de Graduação ou comprovante que o substitua. Curriculum Vitae, acompanhado de fotocópia dos comprovantes, 2 fotos 3x4 e comprovante de residência com CEP. A seleção será através de prova escrita.
Nos últimos dois anos, foram titulados 62 mestres e 9 doutores, todos integrantes do quadro de servidores do IFPI, através dos programas MINTER e DINTER, totalmente financiados pelo IFPI. Além dos já titulados, existem ainda outros 82 servidores em processo de capacitação, sendo 40 em programas de mestrado e 42 em programas de doutorado.
Programa MINTER / DINTER
Os Projetos de Doutorado Interinstitucional - Dinter e de Mestrado Interinstitucional - Minter visam permitir a formação de um grupo ou turma especial de alunos de doutorado ou de mestrado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidado, sob condições diferentes daquelas previstas na proposta avaliada pela CAPES e que fundamentou o parecer de reconhecimento do curso pelo CNE. Essas "condições especiais" referem-se ao fato de parte das atividades de ensino e pesquisa do curso serem desenvolvidas no campus de outra instituição que não aquela a que ele se vincula. Esse tipo de iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de doutores ou de mestres fora dos grandes centros educacionais.
Por Elizabete Sales