Profissionais da enfermagem da Secretaria de Saúde de Parnaíba com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí – SENATEPI realizaram durante essa segunda-feira (21/11) uma paralisação de advertência por melhores condições de salário e de trabalho. A assembleia que decidiu a paralisação foi realizada na última quinta-feira (17/11).
Durante entrevista representantes do SENATEPI chegaram a dizer que profissionais de saúde em Parnaíba já sofreram agressões físicas por conta da falta de medicamentos em alguns postos de saúde na cidade.
Segundo João Sergio Moura, presidente do SENATEPI, desde o mês de maio que o sindicato vem sendo enrolado pela administração pública municipal, já que o plano de carreira, cargos e salários jamais foi enviado para a Câmara Municipal de Parnaíba. Ele também falou que até a manhã de hoje a categoria não tinha sido procurada pelo gestor municipal.
Outro ponto de discussão é o do atual salário recebido pelos profissional de enfermagem em Parnaíba, já que recebem um dos piores do Piauí.
Enquanto profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde do Estado têm direito a 6 meses de licença maternidade, os profissionais da Secretaria de Saúde de Parnaíba têm direito apenas há 4 meses.
A concentração dos profissionais de saúde aconteceu em frente ao prédio do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parnaíba, localizado na Rua Itaúna no Bairro Pindorama.
Dos representantes do legislativo parnaibano apenas Fernando Gomes do PCdoB foi o único que esteve presente conversando com os profissionais de saúde dando apoia a categoria e colocando-se a disposição dos mesmos.
Muitas faixas e cartazes foram colocados na grade e no muro da Prefeitura de Parnaíba.
Por Gilson Brito
Fotos: Gilson Brito