Em noite de festa prestigiada por autoridades políticas, representantes de Organizações não Governamentais, os projetos Nova Visão e Um Olhar para a Cidadania receberam o Prêmio Piauí de Inclusão Social 2011. A entrega da premiação aconteceu na sexta-feira (09), no Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina. O coordenador do projeto Nova Visão, Antônio Boronha recebeu das mãos do Prefeito de Teresina, Elmano Ferrer o troféu e certificados alusivos ao Prêmio.
Os dois projetos se desenvolvem na perspectiva de inclusão das pessoas com deficiência visual. Nova Visão promove a inclusão capacitando os deficientes visuais para formar um coral que canta e dança. Um Olhar para a Cidadania é coordenado pelo Instituto Comradio do Brasil e vai para além de capacitar pessoas com deficiência visual para atuar no rádio, provocando efetivamente um debate a cerca da cidadania junto à sociedade.
Os dois projetos concorreram com a reportagem “Além do que os Olhos Podem Ver” – veiculada no dia 18 de agosto de 2011. Ao todo foram 28 iniciativas selecionadas para concorrer ao Prêmio Piauí de Inclusão Social 2011 promovido pelo Sistema de Comunicação Meio Norte. A premiação foi divida em quatro categorias: Poder Público, ONG, Individual e Menção Honrosa. As matérias foram julgadas por um comitê coordenado pela Fundação CEPRO - Centro Piauiense de Pesquisas Econômicas e Sociais em parceria com o Banco do Nordeste.
Por Iraildon Mota