![]() |
| Governador Wilson Martins autoriza curso para ACS's |
O governador Wilson
Martins assinou nesta última semana protocolo de autorização para
realização da 2ª e 3ª etapas do curso técnico dos agentes
comunitários de saúde. A categoria possui quase 8.000 ACS’s em
todo o estado, porém cerca de 5.700 profissionais serão
beneficiados com o curso que, desde 2006 aguardavam uma solução do
governo.
Em 2010 a Presidente da
Federação das Associações de Agentes Comunitários de Saúde,
Silvana Lira, buscou apoio do vereador Fernando Gomes e do então
deputado estadual Paulo Martins que viabilizaram audiência de toda a
categoria no estado com o governador, assembleia que aconteceu em
auditório do Hotel Real Pálace, em Teresina, em 21 de agosto de
2010.
Na oportunidade,
Silvana Lira apresentou a reivindicação ao governador que assegurou
buscar as condições para a solução do problema, entendendo ser
legítima e necessária para um melhor desempenho das ações dos
profissionais da área de saúde.
“A importância do
curso se equipara à conquista da Emenda Constitucional Nº 63 que
estabelece o Piso Salarial. Há seis anos lutamos por isso e agora o
governador Wilson Martins recebeu a categoria e honrou compromisso
firmado conosco em 2010” ressaltou com satisfação Silvana Lira.
Atualmente somente os
estados do ceará e Tocantins concluíram o curso técnico. O Piauí
será o terceiro da federação. O Ministério da Saúde já liberou
R$ 4 milhões e o governo do estado disponibilizará mais 3 milhões
de reais para que a Escola Técnica do SUS realize a capacitação.
![]() |
| Silvana Lira apresenta a conquista ao Vereador Fernando Gomes - PCdoB |
Segundo o vereador
Fernando Gomes (PCdoB) “os ACS’s do Piauí são merecedores desta
formação técnica, mas quem vai ganhar mesmo é a sociedade, pois
com o curso se tornarão mais preparados o que significa melhor
atenção básica de saúde”.
Ascom Vereador Fernando Gomes - PCdoB






