17 de março de 2012

Jovens improvisam traves com pedaços de madeira em ginásio de esportes


Equipamentos esportivos, na cidade de Esperantina, são abandonados pelos governos do PT e PSB, denuncia presidente do Clube Peraltas

O ginásio de Dídimo de Castro, por exemplo, que já foi um dos mais importantes espaços esportivos da cidade de Esperantina, está ocioso. A ação do tempo somado a falta de investimentos e preservação por parte da administração pública Estadual e Municipal, contribuíram para seu sucateamento precoce, resultando nas tristes imagens divulgadas pela presidente do Sport Clube Peraltas, Gabriela Pires Carvalho, da cidade de Esperantina. Confira a denúncia da jovem:


“É caros leitores de Esperantina, uma cidade que a cada dia está em grande evolução e tem tudo pra evoluir ainda mais, só depende de dedicação, mais isso não vem acontecendo não.

Na nossa cidade, há vários ginásios poliesportivos, como: Ginásio Nogueirão, Dídimo de Castro, Ginásio do Nova Esperança e o Themistão e sem contar com a Quadra de esportes que era localizada por trás da Escola David Caldas.


Aí quem não mora no município e não conhece muito sobre nossa cidade diz: nossa tem tantos ginásios sendo dois deles levando dois grande nomes: Dìdimo de Castro e O Themistão. Eis a pergunta que não quer calar: estão todos funcionando? Claro que não. O único que tá funcionando é o Nogueirão e em péssimas condições, pois quando chove é goteira pra todo lado, alambrados quebrados, banheiros e parte elétrica precisando de serviços; essa é a realidade.

E os outros ginásios? Bem, essa também é uma resposta muito fácil de responder. Eu que sou esperantinense e desportista digo que faz é vergonha, uma cidade possuir 04 Ginásios Poliesportivos e somente 01 está funcionando. Uma cidade que possui várias pessoas que praticam diversos tipos de esportes tanto no masculino como no feminino (futsal, vôlei, handbol, basquete) possuir apenas um ginásio funcionando tanto para a população como também para a prática de Educação Física das escolas.


Pois bem, o que acontece, o Ginásio Dídimo de Castro localizado no centro de Esperantina, se encontra interditado desde o mês de outubro do ano passado para uma ampla reforma, e olhem que já estamos em março e nada da reforma.

Ginásio do Bairro Nova Esperança, localizado no Bairro Nova Esperança: outro que está abandonado, lá treina quem quer, na hora que quiser, totalmente sem controle, precisando de uma reforma, sujo, os banheiros não funcionam, precisando de iluminação dentre outras coisas.


Ginásio Themistão: um dos maiores ginásios poliesportivos já construído no município de Esperantina “O Themistão” que foi feito no passado em homenagem ao ex-Deputado Federal Themistocles Sampaio Pereira, é outro que se encontra abandonado. Certa vez que fui lá e constatei que às traves usadas pelos atletas eram dois pedaços de madeira.

Quadra do David Caldas: ih, essa aí eu me lembro muito bem que mandaram arranca-la de lá pra fazer o que eu não sei, só sei que está lá o terreno baldio. Depois reclamam que alguns meninos ficam jogando por de trás da Igreja Matriz. Ora, a única quadra que tinha pra eles irem jogar, não tem mais, e no ginásio (Nogueirão) não tem mais horário para treinos, pois, estão todos sendo usados.

O Nogueirão é o único ginásio em funcionamento, mais em péssimas condições, já suportou duas enchentes e das fortes, e nunca foi feita uma reforma. Horário pra treinar já não tem mais, e olhem que são muitas escolinhas de bairros diferentes que treinam alí (Fazendinha, Nova Esperança, Bairro Rural, Mão Santa, Centro, etc.).

E então autoridades do Governo Estadual e Município, vão resolver o problema? Não é apenas do Clube Peraltas que necessita de respostas, mais sim, toda a população esperantinense. Ou será que nós não merecemos?”

Gabriela Pires Carvalho.
www.scperaltas.blogspot.com

Folha de Batalha