Maior multinacional
brasileira de cosméticos e pioneira em produção sustentável, a
Natura é uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações
Unidas (ONU) Campeões da Terra 2015, na categoria Visão
Empresarial.
Ao atribuir o prêmio à Natura, o Programa das
Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reconheceu o compromisso
da companhia em colocar a sustentabilidade no coração de sua
estratégia de negócios, o que apoia a agenda para o Desenvolvimento
Sustentável 2030 da ONU.
O diretor-executivo do PNUMA, Achim
Steiner, diz: “O modelo de negócios da Natura é um exemplo
brilhante de como a sustentabilidade e o empreendedorismo andam lado
a lado. O trabalho da companhia para ter cadeias de fornecimento
verdes, reduzir sua pegada de carbono e apoiar comunidades locais
demonstra não só um compromisso admirável com o meio ambiente, mas
também afirma o potencial de uma economia verde inclusiva”.
“O
sucesso da Natura é uma inspiração e modelo para empresas de toda
parte. Eles mostraram que padrões de consumo e produção
sustentáveis não só são possíveis como beneficiam tanto a
companhia como a comunidade”, diz Steiner.
A Natura
administra uma empresa inovadora e ecológica que inclui operações
em seis países da América Latina e na França, além da marca
australiana Aesop, adquirida em 2013, com presença nos cinco
continentes. A companhia emprega um modelo de produção sustentável
baseado no fornecimento responsável de ingredientes naturais e
trabalho com comunidades locais, para incentivar inovação ecológica
em todo o ciclo de vida de um produto.
“Estar entre os
reconhecidos como Campeões da Terra nos inspira ainda mais a ampliar
o potencial de nossa empresa de gerar impacto positivo na sociedade e
no meio-ambiente”, diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura.
“Buscamos uma agenda de desenvolvimento sustentável que vá além
do comportamento empresarial e que esteja inserida de fato em nosso
modelo de negócios”.
A Natura é uma empresa carbono neutro
desde 2007, com esforços intensos para minimizar sua pegada de
carbono em todas as etapas de produção e para compensar suas
emissões de CO2. Esse processo ajudou a acender a inovação
ecológica, influenciando as tecnologias, o design e as fórmulas
desenvolvidas pela empresa.
A fabricante prioriza materiais
reciclados e recicláveis em suas embalagens, analisando o impacto
ambiental do ciclo de vida do produto. Um exemplo de como a Natura
transforma desafios socioambientais em novas oportunidades de
negócios foi o lançamento, em 2014, dos refis das fragrâncias da
linha Ekos Frescores, feitos de 100% PET reciclado pós-consumo,
gerando 72% menos emissões de gases do efeito estufa. Com esse
lançamento, a Natura se tornou a primeiro grande marca de cosméticos
a usar esse tipo de material na perfumaria.
Com o Programa
Amazônia, lançado em 2011, a Natura busca fomentar a criação de
negócios sustentáveis na região amazônica, impulsionando o
desenvolvimento de uma economia de floresta em pé. A companhia
lançou, este ano, uma linha de produtos que usa um novo ativo
amazônico, a ucuuba. Antes derrubada para exploração madeireira, a
árvore em pé passou a render três vezes mais ao ano às
comunidades locais com o manejo sustentável para fornecer cosméticos
à Natura.
O modelo da Natura traz benefícios substanciais a
ecossistemas e comunidades tradicionais, além dos acionistas da
companhia. A distribuição de riquezas para as comunidades
fornecedoras da Natura somou R$ 8,9 milhões em 2014.
No fim
do ano passado, a Natura se tornou a primeira companhia aberta a
receber a certificação Benefit Corporation (B Corp), que destacou
seus altos padrões de responsabilidade ambiental e social. Em 2014 a
Natura também apresentou uma série de diretrizes estratégicas para
garantir que todos seus negócios criem um impacto positivo em cada
dimensão de suas atividades em 2050, além de estabelecer ambições
e compromissos que devem ser atingidos em 2020.
SOBRE O
PRÊMIO
O Prêmio Campeões da Terra é a maior homenagem
ambiental que a Organização das Nações Unidas pode conferir a
indivíduos e organizações de destaque. Premiados anteriormente
incluem líderes de nações a ativistas – todos visionaries cujas
lideranças e ações levam o mundo ainda mais próximo a suas
aspirações de sustentabilidade ambiental e uma vida digna para
todos. Até agora, o Prêmio Campeões da Terra reconheceu 67
laureados em categorias de política, ciência, negócios e sociedade
civil.
Em 2015, o prêmio busca apoiar o Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) ao
ilustrar, por meio dos exemplos dos laureados, que a transição para
modelos de economia de baixo carbono, eficiência de recursos
inclusivos e sustentáveis não só são possíveis, mas já estão
em progresso.
Além da Natura, os outros vencedores anunciados
até agora são a The National Geographic Society (Ciência e
Inovação) e a South Africa’s Black Mamba Anti-Poaching Unit
(Inspiração e Ação). Os outros laureados serão revelados ao
longo do mês de setembro. Os prêmios serão entregues no
encerramento da conferência Sustainable Development Goals, no dia 27
de setembro, em Nova York.
Por
Rafaella Fontenele
