15 de março de 2008

Ministério Público aprova e elogia reforma no Zoobotânico

Após oito meses de reforma com obras emergenciais e estruturantes, o Parque Zoobotânico de Teresina será reaberto ao publico, no próximo dia 18, terça-feira. A confirmação é do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira (foto), que esteve acompanhando representantes do Ministério Público Estadual, IBAMA, CREA, Vigilância Sanitária Municipal e Conselho de Medicina Veterinária, durante vistoria às obras do parque. Todos os órgãos aprovaram por unanimidade as obras desenvolvidas no parque, manifestando-se favoráveis a reabertura do mesmo.

Os representantes percorreram a trilha ecológica do Zoobotânico construída para que o público tenha um melhor acesso aos recintos dos animais, bosque das cidades, administração e praça de alimentação. Eles analisaram as obras com base no que existia antes da reforma e ficaram satisfeitos com o que puderam notar de diferença. "Muita coisa mudou. O Governo do Estado, através da SEMAR está de parabéns. Os animais estão bem distribuídos e alojados, a limpeza é notável e a secretaria está colocando o zoobotânico dentro dos padrões exigidos para um parque desta natureza", ressalta o representante do Conselho de Medicina Veterinária, médico Marcelo Campos.

A representante do Ministério Público Estadual, promotora Denise Costa Aguiar, disse que o empenho do governo, através da SEMAR é louvável. "Nada se parece com o que existia antes. A secretaria cumpriu o que havia prometido e fez muito mais do que estávamos esperando. Tudo está organizado e limpo. Os animais estão em melhores condições de alojamento. A área destinada à alimentação nada tem haver com que o público contava anteriormente. A construção dos quiosques também deu um novo visual ao parque. Além disso, as trilhas ecológicas construídas com certeza chamarão atenção de todos. Em nome do Ministério Público ressalto que aprovamos a reforma e todo o trabalho desenvolvido. Ressaltando que a SEMAR atendeu as exigências referentes ao item segurança tanto do público, funcionários, como também dos animais. O ministério apenas faz ressalvas com relação ao atendimento médico para o público, oferecendo os primeiros socorros no parque, caso haja necessidade", enfatizou a promotora Denise Aguiar.

Durante a primeira vistoria realizada pelo CREA, em agosto de 2007, o Coordenador da Câmara de Engenharia do conselho, engenheiro Dorival Rodrigues foi um dos que mais ressaltou a urgência de obras emergenciais no parque. Após essa última vistoria, o engenheiro, também, se mostrou satisfeito com o que encontrou no Zoobotânico. "A SEMAR está entregando ao público um novo parque Zoobotânico de Teresina. Com recintos reformados e limpos. Além disso, verificamos que o item segurança atende ao que esperávamos. A SEMAR fez mais do que foi solicitado, reformando vários recintos, construindo a área de alimentação, trilha ecológica, cerca de proteção, dentre outros.

Uma evolução surpreendente que garante benefícios ao parque e à população", disse Dorival Rodrigues. Ele acrescenta que o parque deverá continuar algumas pequenas obras que irão garantir um acesso melhor aos portadores de deficiências especiais.

A reforma do Parque Zoobotânico de Teresina garantiu novos sanitários destinados ao público, quiosque para comercialização de alimentos, trilha ecológica, recintos de animais com ampliação, cozinha para animais, reforma na sede da administração, cerca de proteção, dentre outros.