16 de março de 2008

Rádio comunitária x Rádio pirata

DEU NO BLOG FOLHA DE BATALHA
Everardo Torres - Blog Folha de Batalha

O que é uma rádio comunitária?

Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dá condições a determinada comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, pelo qual seus membros vão divulgar suas idéia. Na comunitária as pessoas podem participar na produção da programação e não ficar na mera posição de ouvintes.

E quem pode se candidatar a montar uma rádio comunitária?

De acordo com o Ministério das Comunicações, somente as fundações e as associações comunitárias sem fins lucrativos, legalmente constituídas e registradas, com sede na comunidade.

O problema é quando o pretexto de uma rádio comunitária serve para mascarar uma rádio clandestina, ou as chamadas rádios piratas. Este tipo de emissora normalmente têm ligações com políticos, grupos religiosos ou empresas e vendem espaço comercial a preços irrisórios, causando concorrência predatória às emissoras legalmente constituídas.

No entanto, não podemos colocar tudo no mesmo balaio e achar que rádio comunitária é só picaretagem. Há projetos bastante sérios e importantes por aí.

Quem são os donos das rádios Comunitárias em Batalha?

Segundo o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Batalha, Carlos Araújo, as emissoras são de grupos políticos ou de gente ligada a esses grupos. Em recente artigo escrito no portal "Meio Norte", o Secretário disse o seguinte: "A rádio Batalha FM pertence ao grupo do Prefeito Antonio Lages, a rádio Show FM é de propriedade do empresário Veridiano Amorim; a rádio Mandacaru FM é do grupo do vice Prefeito Adão Araújo, e a rádio Líder FM é de propriedade do líder político Dr. Augusto Cezar".

Durante esta semana a Policia Federal em conjunto com a ANATEL, fecharam todas as emissoras. Segundo a Anatel, nenhuma tem permissão para funcionar, pois estão irregulares. A única emissora que tem licença do Ministério das Comunicações é a Rádio AM Vitória, mas também está fechada, mas, por vontade de seu propriatário, que é o Dr. Amaro Melo, outro líder politico.