A I Conferência Estadual da Juventude, realizada na manhã de hoje (14) no Auditório do Centro de Convenções Atlantic City, foi marcada por uma manifestação de descontentamento por uma parte dos estudantes que participam do encontro.
No início da Conferência, enquanto a representante do setor de juventude do Governo do Estado do Piauí discursava, um grupo de estudantes invadiu o auditório gritando “estamos sem café, estamos sem café... respeito com a juventude”. Logo após a invasão, um representante da delegação de Parnaíba, Ribamar Aragão, falou ao microfone e reclamou contra o tratamento dado aos estudantes.
Segundo Ribamar, o jantar dos estudantes chegou ontem onde eles estavam alojados (no Emater) somente à meia-noite. “Ainda faltou energia. E hoje saímos sem tomar café”. Ele atribuiu a falha à falta de organização da Conferência.
Durante o encontro, será feita uma pesquisa com os jovens inscritos para conhecer o perfil da juventude piauiense. Entre os critérios está o relacionamento entre si e com a família, e como se posicionam perante os desafios da sociedade contemporânea. O evento é também uma preparação para a conferência nacional, que vai de 27 a 30 de abril, em Brasília. Durante a I Conferência Estadual, os jovens debaterão temas sobre cultura, sexualidade, educação, diversidade, participação política e trabalho.
O encontro de hoje conta com a participação de estudantes de vários municípios do Piauí além de autoridades, como o deputado Nazareno Fonteles, representante da Frente Parlamentar de Direitos Humanos e de Juventude, e o governador do Piauí, Wellington Dias.