No dia 17 deste mês, as populações carentes de Teresina, Parnaíba e de municípios circunvizinhos vão ter acesso a serviços básicos de cidadania, saúde, educação, esporte e lazer. Vem aí mais uma edição do programa Ação Global – evento promovido pelo Serviço Social da Indústria, em parceria com a TV Clube do Piauí, afiliada da Rede Globo, no Estado, outras entidades do Sistema Indústria e mais centenas de instituições, empresas e Ongs.
A Ação Global representa um mutirão de solidariedade que beneficia cerca de 1 milhão de pessoas por ano em mais de 35 municípios localizados em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua principal característica é a concentração, em um só dia, de um grande número de serviços para a população excluída de bens e serviços básicos.
A partir de estudos e análise de resultados das edições já ocorridas, o SESI Nacional traçou algumas estratégias que foram logo postas em prática no estado do Piauí, a exemplo de maior envolvimento das empresas industriais e sindicatos, realização de mesa redonda para tratar sobre o tema e subtema da Ação Global e desenvolvimento de atividades contínuas e sistematizadas ligadas a ela.
A ação Global foi iniciada a partir da parceria com o SESI, Rede Globo e demais parceiros em 1991. Ao longo dos anos teve sua imagem atrelada ao assistencialismo e filantropia. O SESI por ter como premissa desenvolver ações sistemáticas e com vistas à mudança da qualidade de vida de seu público-alvo, mediante programas educativos, passou a repensar a metodologia da Ação Global e buscar uma forma de torná-la um programa e não mais um evento.
Diante de todas as iniciativas a perspectiva muda, deixando de ser evento para se transformar em programa e de assistencialista para ser caracterizada como um "Investimento Social Privado". É o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Sendo assim, investindo na Ação Global as empresas estão fazendo um investimento social privado e proporcionando acesso a serviços básicos de cidadania, saúde, educação, esporte e lazer para uma parcela da população, além de garantir inclusão social para muitas pessoas.
A Ação Global, realizada no Piauí, no ano passado, simultaneamente nas cidades de Teresina (Parque da Cidade) e Parnaíba (Escola Integrada deputado Moraes Souza), bateu todos os recordes das edições anteriores em nível nacional. O estado conquistou o 1º lugar entre os demais e o Distrito Federal, com 142.574 pessoas atendidas perfazendo um total de 257.939 atendimentos, envolvendo 278 instituições e empresas parceiras e mais 4.550 voluntários.
Portanto, o sucesso deste programa desenvolvido pelo SESI se dá graças à soma de esforços envolvidos que proporciona uma infra-estrutura operacional invejável, através de uma imensa rede de solidariedade composta por milhares de cidadãs e cidadãos.