23 de setembro de 2008

Dias garante apoio à Vegeflora e promete acelerar pesquisas com Jaborandi


A última quinta-feira (18), o governador Wellington Dias recebeu, em um hotel de Parnaíba, um grupo de manifestantes, funcionários da empresa Vegeflora que estariam de aviso prévio. Segundo Daniel Coelho, a intenção era buscar o apoio governador no sentido de intervir junto ao Tribunal de Justiça do Piauí e do Rio de Janeiro para garantir um contrato entre a empresa e o laboratório Merk Sharp, ex-proprietário da unidade industrial de produção da pilocarpina.

“Mais de 50 pais e mães de família podem ser demitidos. Isso porque a nossa empresa produz a pilocarpina, produto que é exportado para Estados Unidos e Europa para a fabricação de colírio utilizado no tratamento do glaucoma. Acontece que, usamos a folha do Jaborandi como matéria prima, que vem de Barra do Corda, MA, como consta em contrato, tendo como única fornecedora a Merck, antiga proprietária da Vegeflora. A empresa está praticando um preço bem acima do que foi definido em contrato de fornecimento da matéria prima por um prazo de 10 anos. Assim, a Vegeflora está desabastecida e por isso entramos na justiça”, explicou Coelho.

O governador Wellington Dias afirmou estar sensível com a situação e, sem dar esperanças de resolver o problema, afirmou que o Estado vai se empenhar para garantir o apoio. Para ele, é preciso ter uma base de produção e a indústria no Piauí, e não em Estado diferente, como acontece nesse caso.

“Eu não tenho o controle do judiciário e, além disso, trata-se de empresas privadas nas quais não temos nenhuma ingerência. De qualquer forma, vou conversar com o presidente do Tribunal de Justiça no sentido de agilizar a apreciação do processo. Vou conversar com o governador do Rio de Janeiro para ver a possibilidade dele também tentar algo semelhante em seu Estado. Vou pedir ao Jorge Lopes (gerente de Projetos Estratégicos do Estado) para fazer uma visita, em meu nome, à Merck para tentar uma negociação”, afirmou o governador.

Informando que está em desenvolvimento, nos Tabuleiros Litorâneos, uma experiência para o plantio do Jaborandi, Wellington Dias garantiu que “o Estado fará o que for preciso para acelerar as pesquisas e garantir a produção. Essa é a forma de não ficarmos dependentes de um único fornecedor”.

Presente ao encontro, o deputado estadual João de Deus (PT) colocou seu gabinete à disposição dos funcionários da Vegeflora, garantindo apoio parlamentar em busca de uma solução para o impasse.


Matéria: Wesslley Sales
Fotos: Divulgação