14 de outubro de 2008

Após faltar 19 sessão vereador entrega atestado médico



Sabe aquele vereador que faltou a 19 sessões seguidas na Câmara Municipal de Parnaíba?

José Geraldo Alencar Filho, o Geraldinho do PSB, apresentou um atestado médico para justificar esse, digamos assim, afastamento tão prolongado.

A doença alegada, acreditem, foi “stress”!

Ah, o atestado foi assinado pelo doutor José Hélio de Carvalho Oliveira, que também foi candidato a vereador pelo PSB.

Lembrai-vos, eleitores: Geraldinho foi reeleito como o parlamentar mais bem votado da Parnaibinha de Nossa Senhora da Graça.

Geralmente o candidato “stressado” é justamente aquele que sai derrotado em um pleito eleitoral e não o que sai vitorioso.

Mas como dizem por aí, em Parnaíba tudo pode acontecer



Veja o que diz o Código Internacional de Doenças a respeito da doença “Stress”:
CID F43.0 – Código Internacional de Doenças

Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "stress" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao "stress" são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo. A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo - ver F44.2) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor). Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa (F44.0) do episódio. Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento).