21 de outubro de 2008

Dia do Piauí em Parnaíba foi também marcado por protestos


Nas comemorações alusivas pela passagem do dia do Piauí, foram marcadas também por protestos e reivindicações da classe artística de Parnaíba. O ator e diretor Fernando Silva, realizou uma performance, que objetivava protestar contra um funcionário da Fundac de Parnaíba que teria acusado-o de estar utilizando o espaço do Ponto de Cultura de forma arbitrária (se apropriando do imóvel, sem comunicar os responsáveis do local).

O artista ainda disse que estava ensaiando (peças teatrais) no citado espaço de forma legal (havia solicitado verbalmente). Sobre esse assunto o presidente do Ponto de Cultura Humberto Alencar, declarou que o Ponto de Cultura ficará fechado, mas que brevemente será aberto para os artistas locais.

“Eu entrei lá de maneira legítima e formal. Agora estou sem local de ensaio. Represento parcialmente esse impasse entre Fundac e Ponto de Cultura... As autoridades responsáveis não me chamaram pra dialogar, eu preciso dialogar com essas pessoas (Fundac e Ponto de Cultura), para que elas saibam dos meus propósitos”, disse o artista.

Outros artistas ligados a dança, ao teatro e a música, entregaram para o governador Wellington Dias e para o prefeito José Hamilton, um documento com propostas, as quais eram reivindicações em prol da construção de um Teatro em Parnaíba e mais investimentos para os grupos locais que fazem cultura.

Segundo Juarez Fontenele, um dos representantes do SATED neste município, o governador Wellington Dias, pediu que o secretário de turismo, Silvio Leite, veja a viabilidade de recursos para a área cultural de Parnaíba, atendendo as reivindicações dos artistas.

“Tanto o prefeito José Hamilton e o governador Wellington Dias, parabenizaram a nossa iniciativa. Fomos informados pelo prefeito (José Hamilton), que na Esplanada da Estação será construído um Centro Cultural, onde haverá um centro de conversão e um Teatro. No mês de novembro, seremos convidados para conversar com a engenheira responsável pelo citado projeto”, finaliza Fontenele.

Portal Delta