17 de outubro de 2008

Estado do Gurguéia já está na pauta do Senado


Ao comemorar a aprovação, pelo Plenário do Senado, do projeto de lei (PLS 98/02 - Complementar) que define regras para a criação, incorporação, fusão, desmembramento e instalação de municípios, o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu também o acatamento pela Casa de proposição que permita a criação de novos estados no país.

Mão Santa se manifestou favoravelmente à criação do estado do Gurguéia, no sul do Piauí. Em abril do ano passado, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) apresentou projeto de decreto legislativo (PDS 55/07) que institui plebiscito para tratar do assunto. A matéria está pronta para pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

De acordo com a justificação do projeto, o estado do Gurguéia teria uma área de 155.568 km2 - ou 61,85% da área total do atual estado do Piauí. Em seu território, viveriam cerca de 645.296 habitantes - ou 21,46% da população estadual. A capital do novo estado seria a cidade de Alvorada do Gurguéia.

Mão Santa apresentou como argumentos para a criação do estado do Gurguéia os ganhos econômicos e sociais advindos da criação do Tocantins e do Mato Grosso do Sul.

- É hora de nós corrigirmos, é a hora de facilitarmos o aparecer de novos estados. E, entre eles, o estado do Gurguéia do Piauí, com perspectivas invejáveis de riquezas, pela valia do seu povo trabalhador, por ser a última fronteira agrícola. São mais de 11 milhões de hectares de cerrado para a produção de grãos de soja e alimento para o mundo - disse.

Em aparte, Leomar Quintanilha (PMDB-TO) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Mão Santa, testemunhando os elevados índices de desenvolvimento alcançados pelas cidades de Araquatins e Figueirópolis, em seu estado, após a criação do Tocantins.

Agência Senado