30 de outubro de 2008

Merck não cumpre decisão judicial e Vegeflora continua parada


No final do mês de setembro o juiz da comarca de Parnaíba, Manoel de Brito Aragão, deferiu sentença obrigando a multinacional alemã Merck a fornecer a folha do Jaborandi para a unidade industrial da Vegeflora, localizada em Parnaíba, sob pena de multa de 10 mil reais por dia de atraso. Porém até agora a Merck ainda não cumpriu a sentença judicial, mesmo a Vegeflora já tendo depositado na conta da justiça o valor referente a 100 toneladas do produto que corresponde a 395 mil reais.

Segundo o diretor industrial da Vegeflora, Michael Andersen, os funcionários que rasgaram seus avisos prévios no dia 08 de outubro depois de serem comunicados oficialmente da decisão da justiça, podem receber o documento de dispensa novamente a qualquer momento já que a fábrica ainda está parada. "Estamos com uma encomenda de 1.250 quilos de sais de pilocarpina para entregar aos nossos clientes do mercado europeu e estamos sem folha para produzir", revela Michael Andersen.

A sentença foi deferida dia 26 de setembro de 2008 e a Merck tomou conhecimento da mesma na data de 03 de outubro. O diretor industrial da Vegeflora declarou ainda, que a Merck está com a folha do jaborandi estocada em seu armazém, na fazenda da multinacional na cidade de Barra do Corda no Maranhão.

Matéria: Francisco Brandão
Foto: Gilson Brito