17 de outubro de 2008

O Mão Santa quer ser presidente. E já escalou até o ministério!


Danilo Damásio

Filosofia de boteco

Quem quiser que fique pra si, mas este negócio de ler Sócrates, Platão, Aristóteles, Bobbio e outros tantos filósofos, só presta mesmo pro Mão Santa. Ele decora uma frase perdida de um e de outro e sai por aí repetindo feito papagaio. Aí os bestas, como eu, ficam pensando que ele é sabido.

Os únicos filósofos que eu gosto são os de mesa de bar. E é lá que se escutam as melhores e mais profundas análises sobre cultura, política e economia.

Nesta semana, eu estava no bar do Zé Filho, tentando entender a crise mundial nas bolsas, quando o publicitário Siqueira Campos me fez a seguinte análise:

“Se você tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1000,00 em ações da Nortel Networks ou da AIG , ambas gigantes da economia americana, hoje teria R$ 59,00! Se você tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1000,00 em ações da Lucent Technologys , outro gigante da área de telecomunicações, hoje teria R$ 79,00! Agora, se você tivesse, em janeiro/2005, gasto R$ 1.000,00 em Skol (em cerveja, não em ações), tivesse bebido tudinho e hoje vendido as latinhas vazias, teria R$ 80,00!!!”

Aí eu pergunto ao meu leitor e à minha leitora: pra quê eu vou queimar pestana com leitura de besteira se nos botecos de esquina é que eu acho grandes pensadores como este?

Crise? Pra lá!

E nós, piauienses, não estamos nem batendo a passarinha com este negócio de crise econômica mundial e recessão. Nós somos um povo forte.

Se não der mais pra tomar coca-cola, vamos escapar com cajuína ou no suco do seu Abraão. Se não for mais possível comprar whisky, tomaremos cachaça mangueira. Se não der pra comprar Mcdonald, comemos o pastel da Divina ou o pão de queijo do seu Cornélio.

Se não conseguirmos mais comprar roupas importadas, compraremos as feitas aqui mesmo, na fábrica do Seu João e na Lazule Jeans. Se as passagens aéreas ficarem caras, vamos andar de Líder, Jurandi, Linhares, Fretur, Transpiauí e Barroso. Se o gás de cozinha ficar caro, não tem problema. É só colocar a panela no asfalto, que neste calorzão tudo assa e tudo cozinha.

E, por fim, se eu nunca mais conseguir botar nos Estados Unidos por causa do dólar alto, eu lá vou me importar! O que é que um turista de nível como eu vai querer mais na vida do que tomar um banho na Cachoeira do Urubu, em Esperantina (agora sob nova direção), e comer uma farofinha de ovo nas barracas de praia do Silvio Leite, lá em Luis Correia?

É feliz quem vive aqui!

Nepotismo

Em minha família, a dos Silva, tem muitos políticos. Começando pelo Lula da Silva, na presidência, passando pelo Alberto Silva, na Câmara dos Deputados, até peitar na Câmara de Vereadores, com meu primo, o vereador R.Silva.

Eu pensei muito em pedir um emprego pra mim a um deles. Pensei tanto que cheguei tarde. O STF agora inventou de proibir a contratação de parentes em todas as esferas de governo.

O que eu queria mesmo era arranjar um jeito de me dar bem sem fazer força. Este negócio de trabalhar, como diz o amigo Abelardo Carvalho, é coisa de jacu. Mas, graças ao meu bom Deus, eu encontrei uma saída: dagora em diante, eu vou é fazer greve.

Greve é meio de vida

Foi nessa pisada de grevar que o João de Deus, o Cícero Magalhães e o próprio governador Wellington Dias – sem falar no Lula, mas já falando – saíram do ônibus com vale-transporte contado pro carro oficial.

O nosso Wellington foi o mais craque de todos eles nesta arte. Sem perder tempo, empinou de vereador a governador mais depressa do que rabiola no mês de junho, numa eleição atrás da outra. Foi até melhor do que o Lula, que pra chegar a presidente, penou mais do que mala velha pra largar a poeira. Foi derrotado um bocado de vezes. Mas foram eles que ensinaram aos trabalhadores que greve dá resultado. E como tem dado!

Neste outubro, estão de greve os fazendários, os bancários e o pessoal do Dnit.

Mas desde a semana passada que os professores já ameaçam que vão entrar nesta onda também. O governador, que não tinha outra coisa pra dar ao magistério, deu pelo menos um final de semana prolongado, puxando a folga de quarta (15 de outubro, dia do professor) pra segunda.

Aí foi mesmo que botar manteiga em venta de gato. Na quarta, dia oficial do professor mesmo, quase todo mundo parou de novo. Na quinta, tornaram a folgar, para fazer uma paralisação.

Eu desconfio que nestes três dias sem aula, em apenas uma semana, os alunos só sentiram falta mesmo foi da merenda

Mão Santa para presidente!

Nesta última semana, o noticiário local deu conta da disposição do senador Mão Santa em se candidatar a presidência da República em 2010. Eu nunca vi idéia melhor!

Dizem até que ele já tem o slogan da campanha: “Chega de aloprado! O Brasil precisa ser levado a sério!”.

O senador tá preparado desde já para ser presidente. Ele tem falado a seus assessores mais próximos que levará para Brasília a extraordinária experiência de seus sete anos à frente do Governo do Estado do Pííííiaui. Pra isso, pretende convocar para esta missão histórica alguns dos técnicos de alto nível que lhe ajudaram a transformar o seu governo no mais organizado e mais progressista que o Piauí já teve a sorte de ter.

Tive acesso privilegiado à lista preliminar dos ministeriáveis. Eis alguns deles: Gabinete Civil: Mão Santinha; Ministério da Fazenda: Paulo de Tarso Moraes Sousa; Saúde: Paulo Lages; Educação: Nilson Sá; Justiça: Edvarzim; Agricultura: Chico Filho; Transportes: Marcos Silva; Turismo: Roberto Broder; Esportes: Abelardo Carvalho; Cultura: Neto Sambaiba; Comunicações: Genésio Araújo; Relações Exteriores: Ray Carvalho e Ministério do Trabalho e Emprego: Rui Berger.

Com este time de notáveis, vamos reviver os anos dourados de JK. Só que na República da Parnaíba, em vez de 50 anos em 5, serão 400 anos em 4.

Atentai bem