3 de fevereiro de 2009

Associação discute organização do Corpo de Bombeiros em assembléia geral


Bombeiros querem melhorar o atendimento à sociedade, mas antes precisam estruturar sua instituição.

A Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (Abmepi) convoca todos os sócios e não-sócios para uma assembléia geral na próxima sexta-feira, às 14 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Na pauta, será discutida a organização Básica da Corporação.

A Abmepi vai apresentar um projeto que visa a melhoria administrativa e operacional do Corpo dos Bombeiros do Estado para um prazo de dez anos. “Este projeto a longo prazo, vai deixar a Corporação mais enxuta e mais eficaz”, destaca o presidente da Associação, sargento Flaubert Rocha.

O convite para a discussão também está aberto aos deputados estaduais e vereadores de Teresina, já que neste projeto também se propõe a criação de mais postos de bombeiros pela capital e interior do Estado, além da descentralização da fiscalização e vistoria dos estabelecimentos e da ampliação de mais vagas para aumento do efetivo.

O presidente da Abmepi destaca ainda que hoje praticamente não existe uma prestação de serviço de Bombeiros no Estado. “O atendimento é precário, porque falta efetivo e há uma desorganização administrativa. As pessoas que deveriam executar o serviço operacional estão na parte administrativa. Temos um Coronel comandando um Grupamento de Bombeiros que pela estrutura existente em Lei, que também está errada, essa função é de Capitão, mas na realidade deveria ser de um Tenente-Coronel”, exemplificou Flaubert Rocha.

Em 2002, houve a desvinculação da Polícia Militar e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros na época, teria 120 dias para encaminhar a Assembléia Legislativa os projetos de Lei específicos da Corporação, o que não foi feito.

Mais informações:
Sargento Flaubert Rocha: 3217 3328 / 88094098 / 9985 6286