25 de março de 2009

Comissão entrega projeto da agência de fomento ao Banco Central


Uma comissão formada pelo secretário de Fazenda do Estado, Antônio Neto, à diretoria do Banco Central em Brasília e do ex-diretor do Banco do Estado do Piauí, Adão Castro, fez ontem terça-feira, (24), a apresentação formal do projeto de constituição da Agência de Fomento do Piauí. A comissão foi recebida pelos chefes do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Luiz Edson Feltrim e Adalberto Gomes, e pelo assessor sênior Geraldo Pereira. Uma das sugestões apresentadas e que segue a linha adotada pelo Banco é de apoio ao cooperativismo e ao microcrédito.

A expectativa é de que até o mês de maio a agência comece a funcionar. Segundo o secretário de fazenda Antonio Neto, “A proposta de criação da Agência de Fomento já foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Piauí, seu plano de negócios já foi criado, além de toda estrutura estar pronta, restando somente à autorização do Banco Central para o funcionamento da agência”.

A agência vai contar com um investimento inicial de R$ 4 milhões, oriundos do Tesouro Nacional, e, posteriormente, com mais R$ 6 milhões, provenientes do próprio Estado, todo para o ano de 2009. A Agência de Fomento vai apoiar pequenos e médios empreendedores oferecendo operações de crédito aos arranjos produtivos locais.

Por Georgeano Oliveira - Correspondente de Teresina