22 de abril de 2009

Secretário da Defesa Civil visita municípios atingidos pelas cheias


O secretário estadual da Defesa Civil, Deputado estadual Fernando Monteiro visitou neste final de semana (19,20) os municípios da região norte do estado mais atingidos pelas cheias.

Os municípios visitados foram: Barras, Esperantina, Luís Correia e Ilha Grande do Piauí. Todos esses municípios já estão sendo atendidos pela secretaria estadual da defesa civil. Foram enviados cestas de alimento, agasalhos e colchões.

Em Barras 50 (cinquenta) famílias estão desabrigadas, em Esperantina 100 (cem) famílias, em Luís Correias 400 (quatrocentas) famílias estão em situação de risco, mas continuam em suas residências. Em Ilha Grade 60 (sessenta) famílias estão desabrigadas. Esses municípios decretaram estado de emergência.

Em todos esses municípios, o secretário acompanhou de perto a situação das enchentes. Em Barras visitou as áreas mais críticas como a comunidade Prainha, próxima ao rio marathoan. Em Esperantina visitou o Rio Longá e as regiões ribeirinhas. Em Luís Correia, acompanhado do prefeito Kim do Caranguejo visitou os bairros mais atingidos na zona urbana. Em Ilha Grande Santa do Piauí, Fernando Monteiro fez uma reunião com a Prefeita do município Joana D´arc Ribeiro e os representantes da comissão de defesa civil do município. Foram avaliados os estragos das cheias no município.

Fernando Monteiro garantiu que todos os municípios atingidos pelas cheias e que decretaram estado de emergência já foram atendidos. “A defesa atendeu todos eles e está pronta para atender qualquer outra situação de emergência que surgir em qualquer município do Piauí”, afirmou.

O secretario garantiu na oportunidade que várias casas estão em processo de licitação para serem construídas nos municípios que sofrem todos os anos com as enchentes. “Em junho vamos iniciar a construção dessas casas”, garantiu Monteiro. Para Fernando Monteiro a situação nos municípios mais atingidos pelas cheias está sob controle.

Santa Filomena município localizado a 925 quilômetros ao sul de Teresina também está em estado de emergência. Na semana passada, o secretário da defesa civil visitou a região.

No município Fernando Monteiro deu ordens para início das obras na ladeira do tapuio, entre Santa Filomena e Gilbués, considerado o local mais crítico neste trecho. A obra de 198.000,00 (cento e noventa e oito mil reais) está quase pronta.

Em agosto deste ano a secretaria de defesa civil vai realizar em Teresina um seminário para discutir prevenção e como agir diante de catástrofes. Todos os municípios do estado serão convidados.

Por Bartolomeu Almeida