2 de maio de 2009

Alerta para chuvas fortes seguidas de descargas elétricas

De acordo com levantamento realizado pela equipe técnica da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, as fortes chuvas que vem ocorrendo durante os últimos dias, principalmente nas regiões Norte e Central do Estado, foram decorrentes das variações da instabilidade atmosférica nas formações dos aglomerados convectivo e linha de instabilidade alimentada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, também houve registro da troca de calor latente pelo calor sensível, auxiliando as formações de nuvens baixas, médias e altas com cobertura média de 9,0 décimos.

A análise técnica revela, ainda, que as intensas descargas elétricas ocorridas em quase todo o Estado foram causadas pelos movimentos verticais ascendentes (subida do ar) e os turbilhamentos entre as nuvens. “As chuvas fortes e de altas intensidades foram registradas no setor sul do Estado e faixa oeste que compreende a área ribeira até o litoral piauiense”, enfatiza o meteorologista Mainar Medeiros.

No município de Teresina durante o mês de abril choveu 21 dias totalizando 416,0 mm e a taxa de chuvas climatológicas esperadas era de no máximo 260,9 mm. Isso revela que já choveu a mais do que o esperado do mês que era de 59,45%.

Durante o período de primeiro de janeiro até o dia 29 de abril de 2009 choveu no município de Teresina 1199,9 mm, o que corresponde a 87,7% das chuvas esperadas do ano. A chuva registrada na última quarta-feira, que durou dez horas, alcançou os 67,6 mm. Já em relação ao Estado do Piauí, de janeiro a março deste ano, já ultrapassam os 160.000 mm de chuva. “Ainda não é possível incluir os números de abril. A previsão é de que o período de chuva se estenda até o final da primeira quinzena de maio. No entanto, pode haver alterações”, acrescenta Medeiros.

O levantamento da SEMAR aponta, ainda, que existe grande probabilidade é de 85% de ocorrência de chuvas forte seguidas de descargas elétricas para o final de semana.

SEMAR