13 de maio de 2009

Famílias participam de curso sobre Sistema de Irrigação em Castelo do Piauí

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) realiza nos dias 15/16/17 de maio na Comunidade Palmeirinhas, em Castelo do Piauí, o curso de Capacitação sobre Manejo de Sistema Simplificado de Água para a Produção de Alimentos. O Curso será voltado para as famílias das comunidades rurais de Castelo do Piauí que foram beneficiadas com as Cisternas Calçadão da fase piloto do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2) idealizada pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e desenvolvida pelo CERAC.

O objetivo do curso é mostrar a importância dos processos de capacitação e manejo da água da chuva para que as famílias possam potencializar seu uso na criação de pequenos animais e produção de alimentos.

O Objetivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é construir desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro através de acesso consciente da água nas comunidades rurais. Na fase Piloto do P1+2 já foram beneficiados 172 famílias nos municípios de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Milton Brandão, Juazeiro do Piauí e São Miguel dos Tapuios.

O Projeto P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) desenvolvido no Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Por Paula Andréa