9 de junho de 2009

Câmara boicota vereador petista Fernando Gomes

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba em reunião recente decidiu “fritar” o vereador Fernando Gomes. É que o jovem edil está muito “saliente”, segundo alguns vereadores. Fernando tem demonstrado muito interesse pelo mandato e realizado o papel que a sociedade gostaria de ver naquela Casa Legislativa. O seu trabalho, reconhecido por todos em Parnaíba, está incomodando alguns vereadores acostumados com a mesmice.

Desde o princípio faz diferente: abre seu gabinete e dá expediente diariamente; criou um conselho de gestão para o mandato, dando mais transparência às ações; presta contas através do seu site e de um informativo trimestral; já apresentou diversos requerimentos e projetos de lei interessantes.

Alguns vereadores tomaram a decisão de convocar o Presidente do Legislativo para “frear” Fernando Gomes, onde inclusive um dos participantes, não opinou em nada, simplesmente concordou com seus aliados.

A Mesa Diretora avaliou que o vereador Fernando Gomes “quer aparecer e está jogando a sociedade contra demais vereadores, “precisamos fazer alguma coisa”, disseram eles.

A decisão foi criar as dificuldades regimentais possíveis para travar o desempenho do vereador. E o plano já está em franca execução.

A sessão solene sobre o meio ambiente quase não se realizou. Requerida por Fernando Gomes, fato inédito, pois a Câmara nunca havia convidado autoridades para discutir a questão. O Presidente simplesmente não convocou a sessão. Com a presença das autoridades na sessão ordinária do dia 5 de junho, tiveram que transformá-la em solene. A idéia é não deixar o vereador Fernando Gomes “marcar ponto”.

O seu requerimento do mês passado sobre o retorno das sessões itinerantes está ignorado, “engavetado”.

O Projeto de Lei que regulamenta o serviço moto-táxi é o mais novo recurso de retaliação, também foi arquivado sob a justificativa de que a matéria tramita no Congresso para regularizar a profissão de mototaxista.

Em 1999 e depois em 2006 a mesma Câmara votou e emendou igual lei, diga-se de passagem, com erros que permitiram o vereador Fernando Gomes identificá-los e apresentar nova proposição, desta vez mais consistente e atualizada.

A estratégia é mais um equívoco, pois os vereadores deveriam por princípio constitucional defender os interesses da sociedade. Se o vereador Fernando Gomes está se tornando uma referência, pois que os outros façam o mesmo, trabalhem na defesa daquilo que é importante para as comunidades. Para muitos, o que está acontecendo é uma politicagem mesquinha.

Parnaíba, hoje, já não aceita, nem comporta esse modelo de representação pública.

Vamos torcer para que Legislativo Parnaibano passe a adotar a decisão de trabalhar em favor da cidade, afinal não é o vereador petista Fernando Gomes que está jogando o povo contra os demais vereadores, esta avaliação é natural face a nítida diferença de atuação.

Por Gilson Brito
Foto: Gilson Brito